“Ficamos muito felizes quando fomos sorteados e a experiência foi melhor do que imaginávamos, o ambiente é muito acolhedor. As pessoas daqui são muito gentis, ele curtiu bastante”, disse Kristianne Marques Dias, mãe do pequeno Isaac, de 6 anos. Ele foi sorteado pela primeira vez ao Camarote do Autista e neste domingo (16.06) assistiu a partida do Cuiabá Esporte Clube contra o Fortaleza no local.
Isaac e mais sete crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus acompanhantes, presenciaram a goleada do Dourado por 5×0 sobre o Leão do Pici, na Arena Pantanal, em jogo válido pela 9ª rodada do Brasileirão. A ação, que sorteia pessoas com TEA para o Camarote do Autista na Arena Pantanal, é gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), faz parte do programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e conta com a parceria do Cuiabá Esporte Clube e da senadora Margareth Buzetti.
No Camarote do Autista, além da área aberta para a vista do campo de futebol, há também o espaço interno para alimentação, e autorregulação, com brinquedos, itens para desenho e pintura. Tudo para promover um ambiente tranquilo, inclusivo e divertido para as crianças com TEA.
Cibeli Sempio, mãe do garoto Arthur, que também foi um dos sorteados para acompanhar o Dourado, conta que o filho aproveita o espaço para se divertir e interagir com outras crianças. Cibeli e Arthur Sempio – Foto por: João Reis
“Quero agradecer à primeira-dama Virginia Mendes pela oportunidade de estar aqui no camarote dos autistas com o meu filho. É uma inclusão muito boa, porque o meu filho está brincando, está correndo com outras crianças, o que é muito difícil de ver acontecer com um autista. Aqui como é um lugar aconchegante e que acolhe as crianças. Ele se sentiu à vontade, ficou ali correndo, brincando, gritando. Muito obrigada a todos pela oportunidade”, acrescentou Cibeli.
Para todas as partidas do Cuiabá na Arena Pantanal pelo Brasileirão 2024 serão realizados sorteios que contemplarão oito beneficiários da Carteira de Identificação do Autista para o Camarote do Autista em dias de jogo do Dourado.
Camarote do Autista
O camarote do autista teve início em 2023, como parte do programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, e conta com a parceria do Cuiabá Esporte Clube e da senadora Margareth Buzetti.
Para 2024, a novidade é que os sorteados deverão ter, também, cadastro no aplicativo FacePass, pois, a partir deste ano, a entrada na Arena Pantanal será feita unicamente por meio de reconhecimento facial.
Carteira de Identificação do Autista
O documento é emitido de forma gratuita pela Setasc e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso houver, informações de seu representante legal/cuidador.
O cadastro da Carteira de Identificação do Autista é realizado pelo aplicativo MT Cidadão desde setembro de 2022 na modalidade digital e/ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo é de 30 dias.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou no site da Setasc.
FacePass
O cadastramento facial para a entrada na Arena Pantanal é gerido pelo aplicativo FacePass Brasil, empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do sistema de reconhecimento facial no estádio. Para se cadastrar, o usuário deve preencher os formulários com informações pessoais e de endereço. O cadastro é feito no site: facepassbrasil.com.br/cadastrar-se
O Ministério Público de Mato Grosso, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso assinaram nesta segunda-feira (29) um contrato de parceria que possibilitará o oferecimento de 30 vagas, sendo 10 para cada instituição, de um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, em nível de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, para seus integrantes que se interessarem em concorrer no processo seletivo. Será o primeiro Dinter em Direito a ser oferecido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, Escola de Contas e Escola Superior da Magistratura (Esmagis) .
O curso será ministrado pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp), vinculada ao Centro Educacional Alves Faria Ltda (CENAF), com 60 anos de atuação em formação superior. As inscrições para o processo seletivo serão abertas nesta quarta-feira, 30 de outubro, e se estenderão até o dia 19 de novembro. As aulas terão início no dia 29 de novembro, em Cuiabá, na Escola de Contas, mas poderão ter parte delas ministradas na Escola Institucional do MPMT ou na Escola Superior da Magistratura (Esmagis) do Tribunal de Justiça. As 10 vagas do MPMT serão disponibilizadas exclusivamente para promotores e procuradores de Justiça.
“Este é um dia histórico para o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça. Disponibilizar um programa de doutorado interinstitucional em Direito é algo inédito e, sem dúvida, proporcionará uma melhor qualificação aos seus integrantes”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, acrescentando que “está só começando um novo tempo em que os órgãos autônomos de Mato Grosso se enxergam de forma complementar”.
O conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do TCE, órgão anfitrião da solenidade de assinatura do contrato de parceria, destacou a “harmonia entre três instituições da maior importância” e que o oferecimento do curso de doutorado em Direito “resultará em mais qualidade dos serviços prestados à população mato-grossense”.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, revelou que os integrantes do Poder Judiciário “estão contentes e animados com essa parceria, pois trata-se de uma oportunidade ímpar de fazer um curso de doutorado em nossa própria casa”.
O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade afirmou que o oferecimento do Dinter em Direito representa um grande avanço na formação dos membros da instituição. “Esta qualificação em nível de doutorado, inicialmente de 10 membros, será incorporada ao patrimônio imaterial da nossa instituição. Estamos vivendo realmente um dia histórico para o Ministério Público de Mato Grosso”, comemorou.
Antonio Sergio Cordeiro Piedade acrescentou que “esta iniciativa trará frutos para uma atuação mais eficiente das instituições, é uma demonstração de amadurecimento das gestões do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas e representará um salto de qualidade em favor da sociedade mato-grossense”.
O projeto do Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter) foi desenvolvido pela Fadisp especificamente para as escolas das instituições envolvidas e foi analisado e autorizado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso terá duração de três a quatro anos.