O avião militar que transportava os irmãos pousou no aeroporto militar da capital por volta de meia-noite e meia do horário local (02h30 do horário de Brasília). No local, as crianças já eram aguardadas por ambulâncias, que estavam na pista e as levaram para o hospital militar de Bogotá.
Depois, partiram para Bogotá para que elas pudessem receber tratamento médico especializado, já que passaram 40 dias sozinhas na mata.
“O estado de saúde deles será reportado pelos médicos. Tudo que posso dizer é que estão vivos. Que não só os encontramos, mas os encontramos vivos. Aqui em Bogotá eles receberão assistência especializada”, afirmou o representante do Exército colombiano, durante entrevista no Aeroporto Militar de Bogotá.
O acidente ocorreu na província de Caquetá, localizada ao sul da Colômbia.
A aeronave que caiu era do modelo Cessna 206, decolou de Araracuara e tinha como destino a cidade de San Jose del Guaviare. Pouco depois da decolagem, o piloto informou ao centro de controle que estava com problemas no motor do avião e emitiu um alerta de socorro antes do veículo sumir dos radares.
O caso teve grande repercussão na Colômbia e há dias se especula se as crianças seriam encontradas com vida, já que apenas os corpos dos três adultos foram localizados.