Dezembro chegou com uma ação especial do Projeto Biblioteca Viva, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). Nesta segunda-feira (2), a Biblioteca Attílio Ourives recebeu crianças da Creche Municipal Maria Eunice Duarte de Barros para duas sessões do espetáculo de contação de história “Contos e Encantos de Natal”, com a atriz Alicce Oliveira acompanhada pelo músico Ricardo Porto.
Divididas em duas turmas, cerca de 80 crianças de quatro a seis anos de idade conheceram as instalações da biblioteca do MPMT, localizada na Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, assistiram ao espetáculo e participaram de um delicioso lanche com pipoca, cachorro quente, salgadinhos e marshmallow, entre outras guloseimas. A narradora de histórias Alicce Oliveira envolveu a criançada em um conto de Natal no Pantanal. O enredo trouxe a participação do tuiuiú, do tucano, do jacaré, da capivara, da anta e de outros animais que habitam a planície pantaneira, além do Papai Noel e do menino Jesus.
Entre histórias e muita música, as crianças, professores e servidores do MPMT se divertiram e participaram de uma celebração antecipada do Natal. “Atividades como essa são importantes porque mostram para as crianças a nossa cultura, local, regional. É a oportunidade de verem o Natal de maneira diferente da representação americanizada, trazendo para a vivência delas, que é o Pantanal”, declarou a coordenadora da creche, Cleyre Regina Daltro da Silva.
O coordenador da escola institucional, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, explica que essa é uma iniciativa do projeto Biblioteca Viva, que tem como objetivo abrir as portas da biblioteca da instituição para o público interno e para a comunidade, promovendo a integração por meio de apresentações culturais. Segundo o coordenador, com o projeto o MPMT reafirma seu papel de instituição pública comprometida com a promoção de direitos e com a transformação social, difundido a cultura e a arte e incentivando a construção de uma sociedade mais justa e participativa.
“O projeto busca estabelecer uma programação cultural na biblioteca do MPMT, promovendo a difusão do conhecimento e da arte regional. Assim, estamos criando um ambiente propício para o desenvolvimento intelectual, fortalecimento de laços e fomento do diálogo entre diferentes grupos e comunidades, contribuindo também para momentos de descontração, criatividade e bem-estar”, argumentou Antonio Sergio Cordeiro Piedade.
“Não conhecia a biblioteca e fiquei encantada porque o espaço é maravilhoso. As crianças amaram e essas almofadas fizeram com que se sentissem em casa. Então essa parceria com o MPMT é muito importante e espero que tenhamos mais iniciativas como essa no próximo ano”, acrescentou a coordenadora da creche Maria Eunice.
Cartas Natalinas – No decorrer das sessões, a equipe do Ceaf entregou as cartas natalinas escritas pelo público interno para os colegas de trabalho, expressando votos de Feliz Natal e agradecermos pelos momentos compartilhados no decorrer do ano de 2024. Ao todo, foram enviadas 117 cartas.
“A iniciativa foi incrível e poder expressar em palavras o quanto pessoas que convivemos diariamente são importantes em nossas vidas foi uma experiência única. Quero parabenizar e agradecer a todos os envolvidos por nos proporcionar momentos assim. Tornou nosso fim de ano mais lindo”, afirmou a servidora Pamela Vanessa Martins Ribeiro, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias.
“Achei linda a ideia das cartas natalinas, pois, na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de falar algo que gostaríamos a um colega de trabalho. E essa iniciativa nos permitiu interagir não somente com os colegas de setor, como também da PGJ, por meio dessa recordação que ficará eternizada”, apontou a servidora Marcela Tereza Belizário da Silva do Prado, do Ceaf, que recebeu três cartinhas.
Fonte: Ministério Público MT – MT