Connect with us

MATO GROSSO

Crianças assistem a contação de histórias de Natal no MPMT

Publicado

em

Dezembro chegou com uma ação especial do Projeto Biblioteca Viva, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). Nesta segunda-feira (2), a Biblioteca Attílio Ourives recebeu crianças da Creche Municipal Maria Eunice Duarte de Barros para duas sessões do espetáculo de contação de história “Contos e Encantos de Natal”, com a atriz Alicce Oliveira acompanhada pelo músico Ricardo Porto.

Divididas em duas turmas, cerca de 80 crianças de quatro a seis anos de idade conheceram as instalações da biblioteca do MPMT, localizada na Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, assistiram ao espetáculo e participaram de um delicioso lanche com pipoca, cachorro quente, salgadinhos e marshmallow, entre outras guloseimas. A narradora de histórias Alicce Oliveira envolveu a criançada em um conto de Natal no Pantanal. O enredo trouxe a participação do tuiuiú, do tucano, do jacaré, da capivara, da anta e de outros animais que habitam a planície pantaneira, além do Papai Noel e do menino Jesus.

Entre histórias e muita música, as crianças, professores e servidores do MPMT se divertiram e participaram de uma celebração antecipada do Natal. “Atividades como essa são importantes porque mostram para as crianças a nossa cultura, local, regional. É a oportunidade de verem o Natal de maneira diferente da representação americanizada, trazendo para a vivência delas, que é o Pantanal”, declarou a coordenadora da creche, Cleyre Regina Daltro da Silva.

O coordenador da escola institucional, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, explica que essa é uma iniciativa do projeto Biblioteca Viva, que tem como objetivo abrir as portas da biblioteca da instituição para o público interno e para a comunidade, promovendo a integração por meio de apresentações culturais. Segundo o coordenador, com o projeto o MPMT reafirma seu papel de instituição pública comprometida com a promoção de direitos e com a transformação social, difundido a cultura e a arte e incentivando a construção de uma sociedade mais justa e participativa.

“O projeto busca estabelecer uma programação cultural na biblioteca do MPMT, promovendo a difusão do conhecimento e da arte regional. Assim, estamos criando um ambiente propício para o desenvolvimento intelectual, fortalecimento de laços e fomento do diálogo entre diferentes grupos e comunidades, contribuindo também para momentos de descontração, criatividade e bem-estar”, argumentou Antonio Sergio Cordeiro Piedade.

“Não conhecia a biblioteca e fiquei encantada porque o espaço é maravilhoso. As crianças amaram e essas almofadas fizeram com que se sentissem em casa. Então essa parceria com o MPMT é muito importante e espero que tenhamos mais iniciativas como essa no próximo ano”, acrescentou a coordenadora da creche Maria Eunice.

Cartas Natalinas – No decorrer das sessões, a equipe do Ceaf entregou as cartas natalinas escritas pelo público interno para os colegas de trabalho, expressando votos de Feliz Natal e agradecermos pelos momentos compartilhados no decorrer do ano de 2024. Ao todo, foram enviadas 117 cartas.

“A iniciativa foi incrível e poder expressar em palavras o quanto pessoas que convivemos diariamente são importantes em nossas vidas foi uma experiência única. Quero parabenizar e agradecer a todos os envolvidos por nos proporcionar momentos assim. Tornou nosso fim de ano mais lindo”, afirmou a servidora Pamela Vanessa Martins Ribeiro, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias.

“Achei linda a ideia das cartas natalinas, pois, na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de falar algo que gostaríamos a um colega de trabalho. E essa iniciativa nos permitiu interagir não somente com os colegas de setor, como também da PGJ, por meio dessa recordação que ficará eternizada”, apontou a servidora Marcela Tereza Belizário da Silva do Prado, do Ceaf, que recebeu três cartinhas.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Facilitadores de Círculo de Paz de Primavera do Leste recebem kits de auxílio às dinâmicas escolares

Publicado

em

Por

Facilitadores de círculos de paz que atuam nas escolas do município de Primavera do Leste receberam, em novembro deste ano, kits com itens de auxílio às dinâmicas feitas com os alunos. A iniciativa, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Primavera do Leste, foi viabilizada por meio de uma parceria realizada com a Secretaria de Cultura do Município.
 
Ao todo, foram entregues 20 kits, os quais continham materiais como crachás reutilizáveis, bolsa, o bastão da fala, placa de não interrupção, dentre outros. “Foi uma forma de valorizar o trabalho desses facilitadores, que atuam de forma voluntária”, ressaltou Marina Soares Vital Borges, gestora do Cejusc de Primavera do Leste.
 
Atualmente, a Comarca de Primavera do Leste conta com quase 75 facilitadores de círculos de paz. A metodologia é uma ferramenta importante para administração de conflitos na escola.
 
“Trabalhamos com prevenção da violência com círculos sobre respeito, indisciplina, bullying e motivação. O cuidado do ambiente escolar busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O ambiente onde o aluno se sente acolhido e pertencente”, concluiu a gestora.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1 Uma mulher está em pé em uma sala, vestindo uma camisa branca com um logotipo. Ela está posicionada perto de uma mesa coberta com uma toalha de renda. Na mesa, há vários itens, incluindo um buquê de flores, um pequeno bicho de pelúcia e vários outros objetos, como brochuras e uma caneta.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora