A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou a formatura de 55 novos profissionais técnicos nos últimos quatro dias. Nesta segunda-feira (18.03),16 alunos concluíram o curso Técnico em Guia de Turismo, oferecido pela Escola de Diamantino, na modalidade turma fora de sede, em Vila Bela da Santíssima Trindade. Na sexta-feira (15.03), 39 alunos se formaram na Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra em técnico em Agronegócio e técnico em Agropecuária.
Aline Lobato de Souza, aluna formanda da turma de Técnico em Agropecuária em Tangará da Serra, compartilhou a realização de um sonho familiar ao se graduar.
“Embora eu já tenha uma graduação em contabilidade, optar por uma carreira no agronegócio sempre foi um desejo muito presente em minha família. Cresci em meio rural, meus pais ainda residem na zona rural. Esta formação visa contribuir com a agricultura familiar e estar ao lado dos meus pais, colaborando para o desenvolvimento do setor agrícola. Para mim, o curso técnico representa a concretização de um sonho”, revelou.
O formando da turma de Técnico em Agronegócio, Gustavo Henrique Zapeline Ferreira, ressaltou as oportunidades de crescimento proporcionadas pelo curso.
“Esta formação pode me abrir portas para migrar de trabalhos mais pesados, como o chão de fábrica, para a área administrativa, onde posso lidar com questões burocráticas, assumir responsabilidades e, também, almejar um salário mais competitivo”, comentou.
Segundo o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Endrigo Martins, os profissionais graduados em Vila Bela desempenham um papel importante na região, que se destaca tanto pelo seu vasto potencial turístico quanto por seu rico contexto histórico e cultural.
“Vila Bela é o berço de Mato Grosso, um lugar que simboliza a autonomia do Estado e carrega consigo uma história marcada pela resistência e pela preservação das tradições africanas. Além disso, sua beleza natural, com cânions e cachoeiras, oferece um enorme potencial turístico. Há uma perspectiva promissora de impulsionar o turismo na região, e a Seciteci desempenhou um papel fundamental ao capacitar esses profissionais qualificados para atender às demandas locais”, afirmou.
Já a diretora da Escola Técnica de Tangará da Serra, professora Wérica Crislaine Souza Nascimento, ressaltou a importância do ensino técnico na formação profissional dos alunos destinados a trabalhar no setor agropecuário.
“Além de ter uma duração mais breve, o ensino técnico proporciona aos alunos habilidades práticas que lhes conferem experiência para adentrar no mercado de trabalho. Ele é mais específico e prepara os alunos para atender às demandas do mercado”, destacou a diretora.
As cerimônias de formatura foram prestigiadas por representantes da Seciteci, autoridades locais e membros da equipe de apoio técnico e pedagógico das Escolas Técnicas de Tangará da Serra e Diamantino.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.
O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.
Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.
O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.
“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.
O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.
“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.
Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.
Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.
“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.
Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.