Connect with us

MATO GROSSO

Crédito da Desenvolve MT ajuda casal a impulsionar sorveteria: “Com esse recurso tivemos força para continuar”

Publicado

em

O nome surgiu de uma brincadeira entre amigos, que combinaram bolo e sorvete para batizar o empreendimento do casal Araújo. No início, eles investiram tudo o que tinham para abrir a tão sonhada empresa, desde a compra dos insumos até a primeira capacitação. E, após um ano de abertura, contaram com a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT para alavancar seu empreendimento.

“Aqui na Bollato, tudo é feito por nós. Quando decidimos abrir o negócio, fomos a São Paulo para aprender a fazer gelato. Nossa produção é totalmente artesanal e natural, produzimos os doces e bolos que são ingredientes dos gelatos. Todos os sabores são criados por nós”, explica Andréa.

A confeitaria sempre foi uma tradição nas famílias dos empreendedores, o que fez com que se interessassem pela produção de gelatos. Assim, uniram suas habilidades na confeitaria e o amor por sorvetes para investir no que sempre gostaram de fazer.

“Queríamos abrir um negócio, mas não sabíamos o que fazer. Percebemos que empreender é mais fácil quando gostamos do que fazemos. Como somos apaixonados por sorvetes e gelatos, buscamos técnicas e nos capacitamos para trabalhar com essa paixão”, comenta a proprietária.

Em fevereiro de 2022, os sócios enfrentaram uma fase de estagnação e optaram por um financiamento com a Desenvolve MT. “Com esse recurso, tivemos força para continuar após nosso primeiro ano e conseguimos garantir a compra dos materiais que são essenciais para a produção dos gelatos” afirma Andréa.

Além disso, o casal pôde investir em uma expansão do cardápio, oferecendo sabores ligados à tradição culinária de Mato Grosso, como sabores de rapadura e banana da terra. Eles dedicam-se pessoalmente à criação dos mais de 100 sabores que a gelateria possui, sempre atentos às preferências e necessidades de seus consumidores. A diversidade de opções inclui gelatos sem lactose e à base de água.

Motivados pelo sucesso do negócio, o casal conta com a Desenvolve MT pela segunda vez, a partir da Linha Invest Mix, com o objetivo de melhorar a estrutura física de sua gelateria, dar mais conforto aos clientes e ter um capital de giro. Essa linha possui crédito de até R$ 1,5 milhão, com taxas de juros de até 1,20% ao mês e bônus de 30% na taxa para pagamento em dia, o que facilita a expansão de empreendimentos.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento, tem como missão apoiar empreendedores como Ricardo e Andréa, que colocam paixão e dedicação em seus negócios. “Estamos à disposição para auxiliar empreendedores a alavancar suas empresas e transformar sonhos em realidade através de recursos financeiros. Acreditamos que cada empreendedor tem o potencial de crescer e contribuir significativamente para a economia regional, e estamos comprometidos a auxiliar nesse processo de desenvolvimento”, afirma Mayran Beckman, presidente da Desenvolve MT.

*Com supervisão de Vitória Kehl.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Prazo para matrícula na Rede Estadual de Ensino termina nesta sexta-feira (22)

Publicado

em

Por

O prazo para matrícula na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso termina nesta sexta-feira (22.11). O procedimento deve ser feito pelo sistema Matrícula Web, até às 18 horas.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ressalta que o prazo é válido tanto para novos alunos da Rede Estadual quanto para a matrícula de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEDE). Alunos das escolas estaduais que desejam ser transferidos de unidade também devem fazer a solicitação pelo Matrícula Web até esta sexta-feira.

A entrega dos documentos e a confirmação de matrícula para todos os estudantes deverão ser feitas de 06 a 10 de janeiro de 2025, diretamente nas escolas selecionadas. Em caso do não comparecimento no prazo previsto, a solicitação da matrícula poderá ser cancelada.

O coordenador Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, ressalta que estudantes Público-Alvo da Educação Especial têm matrículas prioritárias e, assim, a Seduc afasta a possibilidade de inexistência de vagas para os alunos da Educação Especial no ano letivo de 2025. A relação de escolas com vagas para alunos PAEDE está em anexo (no fim da matéria) e foi disponibilizada no site oficial da Seduc.

Para confirmação da matrícula da educação especial, a unidade escolar deverá considerar as informações contidas em pelo menos um dos seguintes documentos comprobatórios: plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE), avaliação biopsicossocial da deficiência conforme a Lei nº 13.146/2015, avaliação psicopedagógico ou laudo médico.

Atualização cadastral

A Seduc alerta que, antes de solicitar a matrícula web, em todos os casos, pais ou responsáveis deverão fazer a atualização do cadastro de usuário.

A atualização começou no dia 21 de outubro e também terminará no dia 22 deste mês. Nessa fase de atualização do cadastro, o usuário deverá cadastrar o login e a senha de acesso para solicitar a vaga.

Na confirmação de matrícula os estudantes maiores de 18 anos, pais ou responsáveis legais por estudantes menores de idade, deverão assinar um Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, pois, o termo é condição obrigatória para a efetivação da matrícula.

Cronograma

  • Atualização de Cadastro: 21 de outubro a 22 de novembro/2024
  • Matrícula Estudantes PAEDE: 13 a 22 de novembro/2024
  • Matrícula nas escolas de Cuiabá: 18 a 22 de novembro/2024
  • Matrícula nos demais municípios: 19 a 22 de novembro/2024
  • Entrega de documento e confirmação de matrícula: 06 a 10 de janeiro/2025.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora