Connect with us

MATO GROSSO

Crédito da Desenvolve MT ajuda casal a impulsionar sorveteria: “Com esse recurso tivemos força para continuar”

Publicado

em

O nome surgiu de uma brincadeira entre amigos, que combinaram bolo e sorvete para batizar o empreendimento do casal Araújo. No início, eles investiram tudo o que tinham para abrir a tão sonhada empresa, desde a compra dos insumos até a primeira capacitação. E, após um ano de abertura, contaram com a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT para alavancar seu empreendimento.

“Aqui na Bollato, tudo é feito por nós. Quando decidimos abrir o negócio, fomos a São Paulo para aprender a fazer gelato. Nossa produção é totalmente artesanal e natural, produzimos os doces e bolos que são ingredientes dos gelatos. Todos os sabores são criados por nós”, explica Andréa.

A confeitaria sempre foi uma tradição nas famílias dos empreendedores, o que fez com que se interessassem pela produção de gelatos. Assim, uniram suas habilidades na confeitaria e o amor por sorvetes para investir no que sempre gostaram de fazer.

“Queríamos abrir um negócio, mas não sabíamos o que fazer. Percebemos que empreender é mais fácil quando gostamos do que fazemos. Como somos apaixonados por sorvetes e gelatos, buscamos técnicas e nos capacitamos para trabalhar com essa paixão”, comenta a proprietária.

Em fevereiro de 2022, os sócios enfrentaram uma fase de estagnação e optaram por um financiamento com a Desenvolve MT. “Com esse recurso, tivemos força para continuar após nosso primeiro ano e conseguimos garantir a compra dos materiais que são essenciais para a produção dos gelatos” afirma Andréa.

Além disso, o casal pôde investir em uma expansão do cardápio, oferecendo sabores ligados à tradição culinária de Mato Grosso, como sabores de rapadura e banana da terra. Eles dedicam-se pessoalmente à criação dos mais de 100 sabores que a gelateria possui, sempre atentos às preferências e necessidades de seus consumidores. A diversidade de opções inclui gelatos sem lactose e à base de água.

Motivados pelo sucesso do negócio, o casal conta com a Desenvolve MT pela segunda vez, a partir da Linha Invest Mix, com o objetivo de melhorar a estrutura física de sua gelateria, dar mais conforto aos clientes e ter um capital de giro. Essa linha possui crédito de até R$ 1,5 milhão, com taxas de juros de até 1,20% ao mês e bônus de 30% na taxa para pagamento em dia, o que facilita a expansão de empreendimentos.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento, tem como missão apoiar empreendedores como Ricardo e Andréa, que colocam paixão e dedicação em seus negócios. “Estamos à disposição para auxiliar empreendedores a alavancar suas empresas e transformar sonhos em realidade através de recursos financeiros. Acreditamos que cada empreendedor tem o potencial de crescer e contribuir significativamente para a economia regional, e estamos comprometidos a auxiliar nesse processo de desenvolvimento”, afirma Mayran Beckman, presidente da Desenvolve MT.

*Com supervisão de Vitória Kehl.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Por unanimidade, TCE-MT emite parecer favorável às contas de três municípios

Publicado

em

Por

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro-relator, Campos Neto. Clique aqui para ampliar.

Por unanimidade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável às contas anuais de governo, exercício de 2023, dos municípios de Barra do Garças, Santo Antônio do Leste e São José do Povo. Sob relatoria do conselheiro Campos Neto, os balanços foram apreciados na sessão ordinária desta terça-feira (5).

Conforme o relator, a Prefeitura de Barra do Garças apresentou um cenário satisfatório em seu desempenho fiscal, tendo em vista que houve excesso de arrecadação e economia orçamentária. Além disso, constatou-se superávit de execução orçamentária, considerando os créditos adicionais abertos mediante uso da fonte superávit financeiro apurado no exercício anterior, assim como suficiência financeira para a quitação das obrigações de curto prazo.

“No que tange à Previdência constatou-se adimplência das contribuições previdenciárias dos segurados e patronais devidas ao RPPS e que o ente encontra-se regular com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP)”, acrescentou o conselheiro.

Já a gestão de Santo Antônio do Leste demonstrou controle na aplicação de recursos nas diferentes áreas. “Acentuo que, na manutenção e desenvolvimento do ensino, o município destinou o correspondente a 34,76% do total da receita resultante dos impostos, percentual superior aos 25% previstos na Constituição Federal”, salientou Campos Neto.

No que se refere às contas de governo de São José do Povo, o conselheiro reconheceu uma boa gestão orçamentária e aplicação de recursos dentro do que estabelece a legislação. “Na remuneração do magistério da Educação Básica em efetivo exercício, constatou-se a aplicação do correspondente a 109,68% dos recursos recebidos por conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cumprindo o percentual mínimo de 70% disposto em lei.”

Diante do exposto, o relator votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação dos três balanços, com recomendações aos gestores, dentre elas a adoção de medidas, visando ao atendimento de 100% dos requisitos de transparência, em observância aos preceitos constitucionais e legais.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora