Sinop

CRAS Menino Jesus recebe orientação sobre produção orgânica para cultivo na Horta Comunitária

Publicado

em

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Menino Jesus, recebeu nesta sexta-feira (17), a equipe da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), para uma orientação de manejo e cultivo da Horta Comunitária implantada no ano passado na unidade. Com a palestra “Introdução a Agroecologia e Produção Orgânica”, o engenheiro agrônomo da Empaer, Rogério Leschewitz, orientou a equipe do CRAS e as famílias atendidas pela unidade, além de demonstrar o correto funcionamento e formação dos canteiros agroecológicos.

O projeto da Horta Comunitária é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que disponibiliza uma equipe técnica agrícola para fazer o acompanhamento do cultivo, prestar auxílio e orientação no local. Sob o acompanhamento da Sedec, a horta é cultivada pelas 30 mulheres que fazem parte do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde aprendem semanalmente as técnicas de manejo da horta, recebem dicas sobre cultivo e comércio das verduras e hortaliças, além de oficinas de culinária sustentável.

Todos os alimentos produzidos no CRAS Menino Jesus são destinados às próprias famílias que trabalham no cultivo da horta. “A comunidade ajuda no cultivo e ela mesma é beneficiada com o que produz. A ideia principal é que eles aprendam aqui para fazer em casa, como uma forma de atender a família e talvez até de comercializar, como uma fonte de renda extra”, destacou o coordenador da unidade, Anderson Marcelo Dilkin.

A palestra foi uma oportunidade para o Grupo de Convivência ampliar os conhecimentos sobre a atividade desenvolvida, tirar dúvidas e aprender sobre os processos de compostagem, adubação e algumas vantagens da produção orgânica, como o cultivo de alimentos sem insumos agrícolas. 

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News