Connect with us

BRASIL

CPMI ouve preso por planejar ataque a bomba no aeroporto de Brasília

Publicado

em

Sessão desta quinta-feira (22) ouve preso por planejar atentado em Brasília
Reprodução / TV Senado – 22.06.2023

Sessão desta quinta-feira (22) ouve preso por planejar atentado em Brasília

Nesta quinta-feira (22), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro ouve o responsável pela tentativa de ataque a bomba próximo ao aeroporto de Brasília, em 24 de dezembro do ano passado

À época, George Washington de Oliveira Sousa foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão por participar do planejamento do atentado. Ele irá depôr na oitiva desta quinta.

Além dele, a comissão também vai ouvir os peritos autores do laudo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Valdir Pires Dantas Filho e Renato Martins Carrijo, e o delegado da PCDF Leonardo de Castro.

Assista ao vivo:

Os policiais civis do Distrito Federal que investigaram o caso vão falar na condição de testemunhas.

Tentativa de ataque

No fim do ano passado, a Polícia Militar do Distrito Federal interceptou um artefato explosivo em uma via próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília. O material foi recolhido pelo esquadrão antibombas da PM e “foi entregue à perícia” para analisar qual era o tipo de explosivo encontrado.

Pouco depois, George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, foi preso por terrorismo.

No apartamento do acusado, foi encontrado um arsenal com espingardas, um fuzil, dois revólveres, três pistolas, centenas de munições e uniformes camuflados, além de outras cinco emulsões explosivas.

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), George Washinton era gerente de postos de combustíveis e confessou, em depoimento aos policiais, que planejou o ataque para chamar a atenção, já que ele fazia parte do grupo de pessoas que acampou em frente ao Quartel-General do Exército após o resultado das eleições.

Na ocasião, ele confessou que queria atingir um poste duplo de uma subestação de energia para provocar falta de energia elétrica e dar “início ao caos que levaria a decretação de estado de sítio”.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora