Connect with us

BRASIL

CPMI: Força Nacional diz que agiu ‘assim que foi acionada’ no 8/1

Publicado

em

Obra de arte vandalizada no dia dos ataques
Reprodução: redes sociais – 09/01/2023

Obra de arte vandalizada no dia dos ataques

O Ministério da Justiça e Segurança Pública compartilhou com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas um relatório da Força Nacional sobre a atuação do órgão no 8 de janeiro, quando foram registrados os ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília. No documento, a Força Nacional diz que agiu assim que foi acionada.

O texto enviado à comissão é assinado pelo diretor da Força Nacional de Segurança Pública em exercício, Ivair Matos Santos. Nele, ele afirmou que “a Força Nacional prontamente acionou e empregou seu efetivo assim que demandada pelos escalões superiores, fazendo cumprir com rigor as determinações e orientações que lhe foram passadas e repassadas”. As informações são do blog da Camila Bomfim, do g1 .

O órgão ainda enviou fotos de agentes feridos nos ataques e afirmou que eles conseguiram proteger a sede do Ministério da Justiça dos atos de vandalismo.

“Cumpre gizar que onde estivemos por tempo integral, nos prédios do Ministério da Justiça e Segurança Pública, não se registrou qualquer dano, mesmo diante de volumosa e hostil turba tão próxima do perímetro”, continua o relatório.

Na última semana, Dino disse que no dia anterior aos ataques em Brasília, ele chegou a editar uma portaria prevendo a atuação da Força Nacional na capital federal, mas não teria havido, segundo o ministro, resposta do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). E, de acordo com Dino, a Força Nacional só pode atuar nos estados e o DF com o consentimento do governador, por um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não houve essa autorização até 17h, 18h, por parte do governo do DF. E a denúncia oferecida pelo MP, em relação aos comandos, revelou a razão. Que é exatamente a posição da PM do DF. Lá está transcrito na denúncia um conjunto de diálogos que mostra que a PM do DF era contra a atuação da Força Nacional, e isso, infelizmente, determinou essa demora”, disse ele.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora