Connect with us

BRASIL

CPMI do 8/1 ouve hoje blogueiro bolsonarista Wellington Macedo

Publicado

em

Wellington Macedo de Souza é ouvido pela CPMI do 8 de janeiro nesta quinta-feira (21)
Divulgação

Wellington Macedo de Souza é ouvido pela CPMI do 8 de janeiro nesta quinta-feira (21)

Nesta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro ouve o blogueiro Wellington Macedo, acusado de incentivar atos antidemocráticos e suspeito da tentativa de explosão de uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera de Natal do ano passado. A oitiva está marcada para começar às 9h.

Wellington Macedo foi preso pela Polícia Nacional do Paraguai na última quinta-feira (14) e entregue à Polícia Federal brasileira no mesmo dia.

O requerimento para a convocação de Macedo foi apresentado pelos deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e Duda Salabert (PDT-MG).

O blogueiro foi assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, durante a gestão da ex-ministra do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e agora senadora Damares Alves (Republicanos-DF)

Segundo requerimento, além de blogueiro, ele se identifica como “bolsonarista radical”.

Ainda conforme o texto, Macedo “é conhecido por se utilizar de canais eletrônicos para divulgar denúncias sem provas que já resultaram em dezenas de processos judiciais de reparação por danos morais e por incentivar atos contra a democracia e contra as instituições democráticas”.

Os parlamentares autores do documento afirmam que o depoimento de Macedo tem “incontestável relevância” para a CPMI devido ao fato de ele ter um “histórico de repetidas atuações em atos antidemocráticos, incluindo atos violentos”.




A presidente da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), também apresentou um requerimento para ouvir Wellington Macedo como testemunha. De acordo com ela, “Wellington trará informações de enorme valia para a condução dos nossos futuros trabalhos na presente comissão”. Os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Rogério Correia (PT-MG) também apresentaram requerimentos para a convocação de Macedo.

Além do blogueiro, outras duas pessoas foram condenadas pela tentativa de atentado em Brasília — ambas presas em janeiro deste ano.

Macedo foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado, além do pagamento de uma multa de R$ 9,6 mil. Os outros envolvidos no caso são George Washington de Oliveira Sousa — com pena de nove anos e quatro meses de prisão — e Alan Diego dos Santos Rodrigues — com pena de cinco anos e quatro meses.

O blogueiro teve a participação no caso descoberta após o rastreamento da tornozeleira eletrônica que ele usava na época. Câmeras de segurança de uma loja e do próprio caminhão de combustíveis em que o explosivo foi colocado mostram o momento em que Macedo se aproxima com seu carro para que Alan Diego dos Santos Rodrigues coloque a bomba. As imagens foram divulgadas no dia 15 de janeiro pelo Fantástico .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora