Connect with us

BRASIL

CPI de 8/1 deve começar investigações a partir de financiadores

Publicado

em

Bolsonaristas golpistas invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 08.01.2023

Bolsonaristas golpistas invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto

Os financiadores dos atos antidemocráticos que destruiram os Três Poderes , em Brasília, no dia 8 de janeiro, devem ser o alvo principal no início das investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, segundo a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

De acordo com Gama, as investigações não irão se limitar apenas a data dos atos golpistas. Ela afirma que haverá uma apuração dos ataques anteriores a data, como o que aconteceu à da Polícia Federal, em 12 de dezembro de 2022, além da tentativa de explosão de caminhão-tanque no aeroporto da capital, em 24 de dezembro.

No entendimento da relatora, tudo está interligado e, os dois primeiros, foram como se os golpistas estivessem “se preparando” para o 8 de janeiro.

Com isso, os primeiros requerimentos para aprovação dos membros devem ser os que envolvem a convocação e a quebra de sigilo das pessoas suspeitas de finaciamento, sejam física ou jurídica. As reuniões para votar requerimentos devem começar na semana que vem.

Até agora a CPI já enviou 100 requerimentos que pedem a quebra de sigilo de pessoas envolvidas na tentativa de golpe. Desde de segunda-feira (29), já foram protocolados 50 novos pedidos. Veja sobre o que são:

  • transferência de sigilo bancário;
  • fiscal;
  • telefônico e telemático.

Com a quebra de sigilo, a polícia consegue ler mensagens contidas em aplicativos, por exemplo.

Os partidos que mais fizeram solicitações de quebra de sigilo foram o PT e PDT, que compõem a base do atual governo. Já o PSDB fez dois pedidos.

Veja para quem os pedidos foram direcionados:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente
  • Mauro Cesar Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro;
  • Ailton Barros, ex-militar ligado a Mauro Cid;
  • Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI do governo Lula;
  • José Eduardo Natale, ex-coordenador de Segurança das Instalações Presidenciais de Serviço do GSI;
  • George Washington de Oliveira Sousa, envolvido na tentativa de explosão de um caminhão de combustível em Brasília;
  • Wellington Macedo de Souza, também envolvido na tentativa de explosão;
  • Alan Diego dos Santos Rodrigues, comparsa de George e Wellington.

Além desses, também há requerimentos contra pessoas que participaram dos ataques e que podem ter ligações com parlamentares, por exemplo.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora