O deputado André Fufuca, líder do PP na Câmara, protocolou nesta quinta-feira (9) um pedido para implantação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suposta fraude contábil na Americanas .
De acordo com o deputado, o requerimento tem o apoio de 216 parlamentares, inclusive da base do governo. “O episódio da Americanas afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços”, diz o texto do requerimento.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) deve agora decidir pela instauração, ou não, da CPI. No mês passado, Lira disse que os fatos envolvendo a Americanas eram “muito graves”, mas ponderou o papel da Câmara no caso.
“O que aconteceu foi muito grave, principalmente o que diz respeito às empresas de auditoria. Empresas com nome e renome, que atestaram balanço”, afirmou.