Connect with us

SAÚDE

Covid-19: China suspende restrições de vistos a estrangeiros

Publicado

em

OMS volta a demonstrar preocupação com a condução da pandemia de Covid-19 na China
Reprodução / BBC News – 21.12.2022

OMS volta a demonstrar preocupação com a condução da pandemia de Covid-19 na China

A partir desta quarta-feira (15), a China vai retomar a emissão de vários tipos de visto para estrangeiros, de acordo com o ministério das Relações Exteriores, suspendendo as restrições que estão em vigor desde o começo da pandemia de Covid-19 .

O país, assim, dá mais um passo na reabertura ao mundo, poucos meses após começar a desarmar a estratégia restritiva adotada pelos chineses, a chamada ” Covid Zero “, que foi imposta por quase três anos em decorrência da doença. 

Além da revisão e aprovação de novos vistos, os documentos de viagem emitidos antes do dia 28 de março de 2020 que ainda estão vigentes também serão válidos para entrar na China, conforme nota do escritório de assuntos consulares do ministério publicada nas redes sociais.

Comunicados relacionados ao assunto também foram publicados em sites de representações diplomáticas chinesas no exterior, incluindo as embaixadas nos Estados Unidos e França.

A decisão faz com que outros viajantes também consigam entrar no país sem visto, como os que chegam de cruzeiros para Xangai ou grupos de turistas vindos de Hong Kong, Macau e alguns países do sudeste asiático.

Antes da pandemia , a  China recebeu 65,7 milhões de visitantes internacionais em 2019, segundo dados da Organização Mundial do Turismo, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) . A maioria dos países, porém, reabriram as fronteiras para viajantes muito antes, enquanto a China começou a abandonar as medidas restritivas apenas no fim do ano passado, depois de uma onda de protestos da população contra as restrições .

As  manifestações ocorreram no fim de novembro de 2022 e pediam mais liberdade. Algumas pessoas chegaram a pedir a renúncia do presidente Xi Jinping. Mais tarde, no início de dezembro, as autoridades chinesas anunciaram o fim da política “Covid Zero”, mas a decisão provocou um aumento expressivo no número de casos da doença .

No período, Pequim anunciou que os viajantes vindos de outros países não precisavam mais cumprir quarentena , mas manteve as restrições de vistos para estrangeiros. O governo disse que “continuaria a ajustar sua política de vistos para estrangeiros que visitam a China de maneira científica e dinâmica, de acordo com (…) a situação da pandemia”.

Também retomou o processamento de passaportes chineses para “turismo” ou “visitas de amigos ao exterior”.

Agora, o anúncio da abertura acontece após uma sessão do Parlamento nacional, que confirmou o terceiro mandato de Xi Jinping como presidente e nomeou seu aliado Li Qiang como primeiro-ministro .

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Hospital de Câncer de MT pede ajuda com a doação de alimentos e fraldas adulto

Publicado

em

Por

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pede ajuda à sociedade para doação de alimentos e fraldas geriátricas. No momento, o estoque está em baixa de produtos como arroz, feijão, leite integral e vegetal, fubá, óleo, gelatina, suco concentrado, macarrão, azeite, açúcar e demais itens.

O HCanMT é referência no atendimento oncológico no estado, e, somente esse ano, já superou os 80 mil atendimentos em diversas especialidades. Para manter esse gigante mato-grossense, a unidade necessita de apoio em doações de empresas, parceiros e de toda a comunidade.

“Atualmente, servimos mais de mil refeições ao dia para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Para ter uma ideia, o Hospital utiliza por mês duas toneladas de arroz, 650 quilos de feijão, 2.500 litros de leite integral, 3.450 caixinhas de gelatina e por aí vai. Lembrando que a alimentação equilibrada e completa é essencial para garantir a saúde dos pacientes”, aponta a Coordenadora de Nutrição do HCanMT Thalita Azambuja.

A unidade também está precisando muito de doação de fraldas adulto nos tamanhos M, G, X e XG. Em média, são usadas mais de 200 fraldas de cada tamanho por mês. O HCanMT pede que sejam doadas fraldas regulares, ou seja, aquelas comuns, uma vez que os modelos em formato “calcinha/cueca” são mais difíceis de vestir em pacientes acamados.

Quem puder ajudar o Hospital, basta levar as doações na Central de Captação da instituição de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado das 8h às 12h. Os interessados em ajudar, também podem fazer a doação por meio do PIX: 24.672.792/0001-09 (CNPJ) e solicitar o comprovante pelo WhatsApp (65) 98435-0386.

Mais informações pelo 3648-7567, (65) 98435-0386 ou di@hcancer.com.br

POR Assessoria.

 

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora