Connect with us

Lucas do Rio Verde

Corridas de rua abrem a Semana da Água em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Para dar largada às atividades em comemoração à Semana da Água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde realizou, na tarde de sábado (23) e na manhã de domingo (24) a 9ª Corrida Kids e a 13ª Corrida pela Preservação da Água, respectivamente, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.

A cerimônia oficial de abertura, realizada na Corrida Kids, contou com a presença de autoridades, representantes das escolas e população luverdense.

O prefeito Miguel Vaz discursou aos participantes sobre a importância de preservar este bem precioso, que é a água e de onde é oriunda, em Lucas do Rio Verde. “Mais um ano em que realizamos um grande evento, que é a Semana da Água e a conscientização de termos esse cuidado, já que a água aqui do município são de poços artesianos, uma água muito rica, muito pura, boa para consumo. Possuímos uma riqueza natural e precisamos ter todo o cuidado na nossa geração e nas gerações futuras para preservar essa riqueza tão importante”, explicou.

9ª Corrida Kids (Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, cerca de 1.200 crianças participaram da 9ª Corrida Kids e aproximadamente 1.000 pessoas na 13ª Corrida pela preservação da Água.

As corridas foram no Estádio Municipal Passo das Emas com percurso de 200 a 1.200 metros, divididos de acordo com a idade dos atletas da 9ª Corrida Kids e em dois percursos de 5 e 10 km na 13ª Corrida pela Preservação da Água.

Cerimônia de abertura da Semana da Água (Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)

“O esporte tem tudo a ver com a Semana da Água. Temos que incentivar as crianças, desde cedo a preservar, a usar e consumir água de forma consciente. E nada como promover as corridas para engajá-los, de forma recreativa para falar sobre o tema, assim como para os adultos na 13ª Corrida para a preservação da Água, com categorias PcD, 5 km e 10 km”, resumiu o secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes.

O diretor do Saae, Mauricio Fossati, explica que a Semana da Água é muito esperada pela autarquia para melhor divulgação dos trabalhos.

13ª Corrida pela Preservação da Água (Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)

“Para nós é motivo de muito orgulho ver a grande participação das famílias nas corridas que abrem a Semana da Água, onde nem a chuva espantou os pequenos e grandes corredores. Lembrando que na Semana da Água, realizamos atividades nas escolas com atividades lúdicas pois sabemos que a valorização e uso consciente da água começa na educação. Já conseguimos atingir 3 mil crianças na semana passada com as palestras teatrais aos alunos ensinando o uso dos nossos materiais do Saae”, frisou o diretor.

A interação com crianças de forma lúdica é feita pela equipe do Saae por meio de materiais relacionados à temática que serão trabalhados de forma lúdica.

De 26 a 28 de março, apresentações culturais serão realizadas para alunos de toda rede de ensino municipal no auditório da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, agentes da Guarda Civil Municipal que estão em capacitação participaram da 13ª Corrida Pela Preservação da Água.

Confira o resultado da Corrida Pela Preservação da Água aqui – https://www.agitoesportes.com.br/arquivos/5367.pdf

Galeria de fotos
9ª Corrida Kids – https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/322

13ª Corrida Pela Preservação da Água – https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/323

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança programação dos 21 dias de Ativismo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, lançou, nesta quinta-feira (21) a campanha “21 Dias de Ativismo”. Realizada mundialmente com foco no fim da violência contra a mulher, a ação começou no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, e terminará no dia 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Esses 21 dias para nós é muito simbólico, pois trata com um olhar mais aprofundado sobre essa temática. Além das ações que vão acontecer em várias unidades de saúde, educação, na assistência social propriamente, nós queremos destacar sobre o Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que é um documento que foi construído no intuito de trazer cada vez mais clareza dentro da rede de atendimento, que é aquela que pontualmente tem o primeiro encontro com a mulher que foi vítima de violência. Nós já iniciamos as principais capacitações com os profissionais que trabalham com esse documento, que é um material técnico, bem ilustrativo, que traz o fluxograma de todos os encaminhamentos que precisam ser dados, então isso solidifica ainda mais as ações que a gente desenvolve em relação ao atendimento à mulher, que é uma grande preocupação do município”, explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti.

O Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência pode ser acessado através do link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/files/226/166755111420241031162030.pdf

A programação contará com diversas ações gratuitas e abertas ao público como apitaço, intervenções artísticas, oficinas, rodas de conversas e palestras, como a que acontecerá no dia 25 de novembro, no auditório da Prefeitura, sobre “A evolução histórica dos direitos das mulheres e os fatores que moldaram a luta pela igualdade”.

“Nós já avançamos muito ao longo dos anos, mas ainda temos o que conquistar. Digo isso não só para desenvolver políticas públicas voltadas à mulher, mas também a conscientização, a sensibilização da nossa sociedade. Infelizmente, ainda são os homens os grandes responsáveis por todos os tipos de violência contra a mulher e a gente precisa tratar isso de uma forma diferente. Então a gente convida toda a sociedade luverdense para participar da palestra que será ministrada pela delegada Janira Laranjeira, que vem realmente para mostrar à comunidade como que é essa evolução e o que realmente a gente precisa fazer pra tentar diminuir esses índices”, contou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Karime Souto

As ações no município luverdense contam com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e forças de segurança.

Sobre a campanha

A iniciativa foi criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Confira a programação completa no anexo abaixo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora