Connect with us

Diamantino

Corrida e Caminhada marca celebração pelo Dia Internacional da Mulher em Diamantino

Publicado

em

Fechando a programação de atividades em comemoração a semana da mulher em Diamantino, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou neste domingo (12.03) no bairro São Benedito, a “Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher”. Com um percurso de 4,5 quilômetros, 100 mulheres diamantinenses superaram desafios e mostraram o poder da força feminina.  

A corrida fez parte da programação do evento “Tardezinha com Elas”, promovidas pelas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Agricultura e Assistência Social. A festividade também contou com aula de ginástica aeróbica, apresentações culturais, shows e gastronomia.

A prova contou com o apoio da Polícia Militar de Diamantino, que realizou a segurança das participantes durante o percurso, com equipe da Secretaria Municipal de Saúde na ambulância e com o auxílio de acadêmicos de educação física da UNEMAT.  

A diamantinense Iolanda Lara de Almeida, de 26 anos, é moradora do bairro Novo Diamantino e conquistou o tão sonhado 1º lugar. A atleta compartilhou que participa de todas as corridas de rua promovidas no município e que seu foco principal é a saúde.

“Eu corro para melhorar minha saúde, são meses de treino e sei que o 1º lugar é resultado disso. Fico emocionada em ver tantas mulheres participando, inclusive convidei algumas que estão presentes aqui hoje. No começo correr é difícil mas com o tempo e muita dedicação vira um prazer na vida da gente”, destacou.

A moradora do bairro Buriti, Fabiana Souza, de 34 anos, comentou sobre a conquista do 2º lugar na competição e frisou a importância dos treinos para o bom desenvolvimento nas corridas.  

“Hoje foi uma vitória! Comecei a correr em 2019 e a cada prova estou evoluindo mais. Estou feliz com as minhas conquistas. Podemos sempre alcançar novos sonhos por meio do esporte. É algo transformador”, ressaltou.

Também moradora do bairro Buriti, Samara Martins da Silva, de 30 anos, conquistou o 3º lugar e comentou a importância de eventos como esse para incentivar os atletas. 

“Participar deste evento foi gratificante. A boa organização faz com que a gente queira estar sempre participando e levando outros atletas para prestigiar também. Tive um bom desempenho e pretendo participar das próximas corridas”, compartilhou.

O secretário de Esportes e Lazer, Jeferson Grolli, destacou que o evento veio para valorizar e ampliar a participação das mulheres nas atividades esportivas realizadas no município.

“Todo o evento foi preparado para acolher as mulheres e as famílias diamantinenses aqui na Praça do São Benedito. Estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher valorizando nossas atletas, esportistas e adeptas as caminhadas”, frisou

Confira a colocação do pódio:

Posição Nome Número Tempo
Iolanda Lara de Almeida  26 22m28s
Fabiana Souza 34 22m50s
Samara Martins da Silva  46 23m58s
Emanueli Ribeiro  90 24m01s
Cibelly Souza 88 24m03s

PARTICIPANTES

A técnica em enfermagem Moralina Pereira da Silva, de 59 anos, destacou que é adepta a uma rotina saudável e ativa. 

“Acordo às 5h da manhã para ir a academia e caminho todos os dias. Já participei de todas as corridas do município. Esses eventos realizados pela prefeitura são muito importantes pois promovem um bem-estar a população. Estou amando essa tarde”, ressaltou. 

A personal trainer e faixa preta em judô, Terezinha de Oliveira, de 37 anos, compartilhou que está iniciando com a prática da caminhada em seu dia a dia. 

“Estou a 15 anos na área da educação física e hoje vim participar caminhando. O evento é uma forma de incentivar a participação das mulheres e também de cuidar da saúde”.
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
3 Comments

3 Comments

  1. 20bet

    setembro 14, 2023 at 6:47 am

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

  2. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.com/ru/join?ref=WTOZ531Y

  3. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora