O Programa Corregedoria Participativa chegou à Comarca de Comodoro (a 644 km de Cuiabá). O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, foi recebido pelos servidores, pelo magistrado Vinícius Paiva Galhardo e pelo diretor do Fórum, Ricardo Garcia Maziero, segunda-feira (09).
A programação começou com a foto oficial em frente ao prédio da Comarca. Em seguida, o corregedor deu início aos trabalhos, destacando a importância das correições presenciais, uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como forma de melhorar o diálogo e enfrentar os desafios diários de magistrados e servidores.
“Chegamos a Comodoro para promover essa aproximação com os servidores e toda a sociedade. É um momento para ouvir, conhecer e entender as demandas locais, a realidade da comarca e suas particularidades, visando à melhoria da prestação jurisdicional”, afirmou o corregedor.
O diretor do Fórum agradeceu a presença da Corregedoria na Comarca. “Eu e o Vinícius assumimos recentemente e, desde o início, tivemos o apoio da Corregedoria para realizarmos um bom trabalho. Como ex-servidor público em São Paulo por 13 anos, sei o quanto é importante essa aproximação com a administração para prestar um melhor serviço. Estamos todos contentes em recebê-los em nossa casa”, disse Ricardo Garcia Maziero.
O magistrado Vinícius Paiva Galhardo também expressou sua gratidão pela visita e pelo foco na melhoria do sistema judiciário. “Atualmente, estamos passando por uma reforma no nosso Fórum, não só para oferecer maior qualidade e conforto aos servidores, mas também à população. Esperamos que essa visita fortaleça a conexão entre a Justiça e a comunidade”, afirmou.
Em seguida, o juiz auxiliar da Corregedoria, Emerson Cajango, conduziu uma conversa sobre gestão de gabinete e secretaria. Ele interagiu com servidores e magistrados, discutindo os desafios enfrentados pelo Judiciário na Comarca. O magistrado abordou as metas do CNJ, indicou prioridades, ofereceu idéias sobre administração judiciária e coletou feedback sobre as dificuldades relatadas pelos servidores. Paralelamente, Cajango e sua equipe realizaram as correições presenciais nas unidades judiciais, conforme a determinação do CNJ.
Aproximação – No período vespertino, o corregedor, desembargador Juvenal Pereira, realizou visitas institucionais ao promotor de Justiça Leoni Carvalho Neto, à defensora pública Priscila Cristyna dos Prazeres e à 26ª Subseção de Comodoro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto 1 – Comitiva da CGJ com servidores e magistrados posam em frente ao Fórum de Comodoro. Todos estão em pé. Foto 2 – Corregedor conversa com servidores e magistrados.