Connect with us

MATO GROSSO

Corregedoria Participativa chega a São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte e Vila Rica

Publicado

em

As comarcas de São Félix do Araguaia (1.149 km de Cuiabá), Porto Alegre do Norte (1.031 km de Cuiabá) e Vila Rica (1.266 km de Cuiabá) são as próximas a receberem a visita do Programa Corregedoria Participativa entre os dias 21 e 24 de outubro. A comitiva é liderada pelo corregedor, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e visitará as unidades judiciais das três comarcas.
 
O corregedor eleito, desembargador José Luiz Leite Lindote, também integrará a comitiva, participando pela primeira vez do programa. “É uma satisfação tê-lo conosco nesta missão, que visa aproximar o Poder Judiciário da sociedade. É um momento valioso em que ouvimos as demandas, desafios e sugestões para melhorar a prestação jurisdicional”, destacou o corregedor Juvenal Pereira.
 
O Programa Corregedoria Participativa tem o objetivo de estreitar os laços entre o Poder Judiciário e a sociedade, promovendo o diálogo com todos os segmentos que compõem ou utilizam o Judiciário Estadual. Prefeitos, secretários municipais, partes interessadas, sociedade civil, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, magistrados e servidores estão convidados a participar desse momento.
 
Além das visitas, a programação inclui debates, treinamentos e escuta ativa. Paralelamente, são realizadas correições presenciais nas unidades judiciais, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde o início da gestão do corregedor Juvenal Pereira, 73 comarcas já foram visitadas e 266 unidades judiciais passaram por correição, com o auxílio de juízes auxiliares e cooperados. A meta é visitar todas as 79 comarcas do Estado até o final da gestão.
 
“Seguimos realizando as correições com números expressivos, visando finalizar a gestão com 100% das unidades visitadas. Ao mesmo tempo, trocamos conhecimentos, discutimos boas práticas e metas, sempre pensando no aperfeiçoamento dos serviços do Poder Judiciário para a população”, afirmou o juiz auxiliar da CGJ-TJMT, Emerson Cajango. 
 
A comitiva também conta com a presença da juíza auxiliar da Corregedoria, Cristiane Padim, que auxilia o corregedor nas visitas e tem, entre suas atribuições, ações relacionadas à mediação e solução consensual de conflitos, socioeducativo, juizados especiais e o cumprimento das metas 3 e 1 do CNJ. “Seguimos trabalhando com o propósito de fortalecer os vínculos com a comunidade local, fomentando a transparência, a resolução de conflitos e a participação cidadã nas atividades judiciais”, ressaltou a magistrada.
 
Programação
Segunda-feira (21 de outubro) – São Félix do Araguaia
Terça-feira (22 de outubro) – Porto Alegre do Norte
Quarta-feira (23 de outubro) – Vila Rica
Quinta-feira (24 de outubro) – Vila Rica
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto 1: Corregedor Juvenal Pereira da Silva está em pé, e sorri para o público que está sentado em um auditório. Ele veste um terno azul-escuro, camisa clara e usa óculos de grau. Ele segura o microfone com a mão direita. Ao fundo, projetada na parede, a logo da CGJ-TJMT com a uma bússola.
 
Gabriele Schimanoski/ Foto: Alair Ribeiro
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Mato Grosso não registra casos de sarampo desde 2020, segundo Vigilância Epidemiológica da SES

Publicado

em

Por

O Estado de Mato Grosso não registra nenhum caso de sarampo desde o ano de 2020, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O último registro da doença no Estado foi no município de Lucas do Rio Verde, e o anterior foi registrado em 2008, na cidade de Sorriso.

O sarampo voltou a ficar em evidência na semana passada, após o Brasil receber o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, as Américas passam a ser novamente a única região do mundo livre da infecção viral, que se caracteriza pela irritação na pele com manchas vermelhas. O sarampo havia sido eliminado do Brasil em 2015.

No entanto, devido à baixa cobertura vacinal, o país voltou a registrar a circulação do vírus entre 2018 e 2022. Foram 39.779 casos confirmados e 40 mortes de crianças, neste mesmo período, em decorrência da doença.

Para cumprir os critérios de reverificação, o Brasil precisou demonstrar que não houve transmissão do vírus do sarampo durante pelo menos um ano, além de ter fortalecido o seu programa de vacinação de rotina, da vigilância epidemiológica e da resposta rápida a casos importados.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, celebrou a erradicação da doença no país e também reforçou a importância da vacinação para a erradicação de outras doenças.

“A vacinação é o que permite que tenhamos uma sociedade mais segura das doenças imunopreveníveis. Se vacinar é contribuir para eliminar doenças que atingem a população e, em sua grande parte, levam a complicações e até mesmo à morte. O Brasil voltar a ficar livre do sarampo e da rubéola é sinal de que estamos no caminho certo”, pontuou.

O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Juliano Melo, relembra que Mato Grosso lançou, em 2021, o programa Imuniza Mais MT, que premia com dinheiro as gestões municipais com melhores desempenhos nas coberturas vacinais.

“O Estado está na terceira edição do programa Imuniza Mais MT e, recentemente, divulgamos que 31 municípios de Mato Grosso serão premiados pelo programa em 2024. Esse tipo de incentivo aos municípios coopera para uma maior cobertura vacinal e, claro, para uma comunidade mais segura das doenças imunopreveníveis”, destacou.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem duas vacinas que protegem contra o sarampo. São elas: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Mato Grosso recebeu 409.660 mil doses da vacina tríplice viral em 2024. Todas as doses já foram distribuídas aos municípios.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora