Connect with us

MATO GROSSO

Corregedoria Nacional destaca criatividade e compromisso do MPMT

Publicado

em

O compromisso do Ministério Público do Estado de Mato Grosso com as causas sociais e com a concretização de direitos fundamentais foi destacado pela Corregedoria Nacional do Ministério Público na solenidade de encerramento da 18ª Correição de Fomento à Resolutividade, realizada nesta quinta-feira (22). O evento aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Foram quatro dias de correição, com a análise de 29 projetos e iniciativas implementados pelo MPMT.

“Nesta semana de trabalho, a equipe da Corregedoria Nacional se deparou com um espírito criativo de integrantes do Ministério Público mato-grossense, que procura ir além das atribuições ordinárias, realizando algo mais em prol da sociedade, reverenciando o verdadeiro sacerdócio ministerial”, afirmou o corregedor nacional, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque.

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, voltou a elogiar o formato de correição adotado pela Corregedoria Nacional. “Esse modelo de correição de fomento à resolutividade, que vossa excelência e a sua valorosa equipe imprimem, permite ao Ministério Público brasileiro chegar a novos rumos”, destacou.

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Cezar dos Passos, enfatizou que a correição tem um viés – a resolutividade, que é extremante importante, não apenas para o Ministério Público, mas para a sociedade. “As pessoas que vão ao Ministério Público, que necessitam dos nossos trabalhos, elas não necessitam apenas da nossa técnica, necessitam da solução daqueles problemas que as aflige. E essa é a nota desta correição, a resolutividade, a solução dos problemas”.

O corregedor-geral do MPMT, procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe da Corregedoria Nacional e o esforço dos vários setores da Procuradoria-Geral de Justiça para que a correição ocorresse da melhor forma possível.

Para o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Marco Antonio Santos Amorim, a empatia e humanidade demonstrada pelos membros do MPMT, que não ficam apenas em seus gabinetes e se colocam no lugar do outro, definem a essência do Ministério Público. “Foi assim que o Ministério Público foi pensado, concebido. Saímos com muito orgulho do que vimos em Mato Grosso”, resumiu.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MT Hemocentro abrirá neste sábado (21) para campanha especial de doação de sangue

Publicado

em

Por

O MT Hemocentro, único banco de sangue de Mato Grosso, abrirá neste sábado (21.09), das 7h30 às 12h, para uma campanha especial de doação de sangue. A ação será realizada em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e tem o objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante a semana.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Isso acontece porque, ao doar, o sangue é separado em hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Essa separação permite que cada componente seja utilizado de forma eficaz, beneficiando até quatro pacientes em cada doação”, explicou.

Dados de julho de 2024 indicam que o MT Hemocentro e as unidades do interior do Estado realizaram mais de 30 mil coletas e processaram 64 mil bolsas de sangue. O ambulatório especializado em doenças hematológicas realizou cerca de sete mil consultas.

“A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Zanela, que também ressaltou a importância de manter estoques adequados de hemocomponentes para atender à demanda no Estado.

Para se tornar um doador, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, ter feito uma refeição equilibrada, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações, enquanto as mulheres têm limite de três doações anuais, respeitando um intervalo de três meses. A coleta é de até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após a doação.

Para agendar a doação, os interessados podem acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagens) e pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O MT Hemocentro atende regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Para quem reside no interior do estado, as doações também podem ser realizadas nas Unidades de Coleta e Transfusão dos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora