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MATO GROSSO

Corregedoria capacita servidores da Central de Processamento Eletrônico que atuam em teletrabalho

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Em busca de entregar cada vez mais uma Justiça eficaz ao jurisdicionado, a Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso capacita 25 servidores da Central de Processamento Eletrônico (CPE) que atuam no regime de teletrabalho. O treinamento teve início nesta segunda (22 de abril) e segue até quarta-feira (24), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, em Cuiabá. O foco do treinamento são os Painéis Ciência de Dados (OMNI), o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e demais ferramentas de gestão.
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, deu boas-vindas aos participantes. “O processo eletrônico é o presente e o futuro do Poder Judiciário e precisamos evoluir diariamente. Esperamos que os senhores possam ter um profícuo curso e que essa capacitação contribua para fortalecer ainda mais a Central”, disse durante a abertura da atividade.
 
O coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva, espera que o treinamento tenha um impacto direto na eficiência dos trabalhos da CPE. “Aproveitem esses três dias para tirar as dúvidas e conhecerem mais sobre as diferentes ferramentas de gestão disponíveis. A Corregedoria está sempre de portas aberta para atendê-los”, afirmou.
 
De acordo com a gestora judiciária CPE, Amanda Perri, participam do treinamento servidores da CPE que atuam em teletrabalho para atenderem as Secretarias dos Núcleos de Justiça Digital de Execuções Fiscais Estaduais (NJDEFE) e o de Justiça Digital de Direito Bancário (NJDDB). “Essa capacitação era uma demanda nossa, estamos nos reunindo com alguns deles presencialmente pela primeira vez, para alinharmos algumas ações e para sanarmos dúvidas. Esperamos que essa troca de experiência seja bastante proveitosa”, pontuou.
 
CPE – A Central exerce importante papel no contexto jurisdicional do Poder Judiciário. É uma ferramenta de modernização, acessibilidade, celeridade e eficiência na entrega de qualidade técnica dos trabalhos executados pelos servidores, com a efetiva prestação jurisdicional. Foi criada oficialmente pela Lei Estadual nº 11.126, de 12 de maio de 2020, com a finalidade de atuar no apoio direto à atividade jurisdicional, por meio da alocação dinâmica da mão de obra às unidades judiciárias de Primeiro Grau de jurisdição, e seu funcionamento é regulamentado pela Resolução do Órgão Especial do TJMT nº 09/2020
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem foto 1 – O corregedor, desembargador Juvenal Pereira está em pé ao centro e a sua esquerda o coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva. Eles dão as boas-vindas aos presentes no laboratório de computadores da Escola dos Servidores.
 
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

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A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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