MATO GROSSO

Corregedoria capacita 55 conciliadores em técnicas de autocomposição

Publicado

em

Cinquenta e cinco conciliadores do Poder Judiciário de Mato Grosso estão participando, nesta semana, da capacitação intitulada “Técnicas de Autocomposição de Conflitos para Conciliadores.” Promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) e com o apoio da Escola dos Servidores, a capacitação é realizada on-line, através da plataforma Microsoft Teams. O treinamento iniciou na segunda-feira e prossegue até sexta-feira (12 a 16/08), das 8h às 12h, visando aprimorar os serviços judiciários oferecidos à sociedade.
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, realizou a abertura da capacitação, destacando a importância do aprimoramento contínuo das habilidades dos conciliadores, sempre com o compromisso de oferecer uma justiça mais acessível e eficiente. “Os conciliadores são essenciais para a resolução consensual de conflitos no Judiciário e para atender às necessidades dos jurisdicionados. A Corregedoria está sempre à disposição para superar com os senhores todos os desafios para alcançarmos as metas estabelecidas. Desejo a todos um excelente curso”, afirmou o desembargador.
 
A juíza auxiliar da Corregedoria, Cristiane Padim, enfatizou que sempre há espaço para melhorias e que cada um pode contribuir para o avanço do Judiciário mato-grossense. “Somos todos parte do sistema de Justiça e estamos aqui para construir o melhor caminho. No passado, a audiência de conciliação era vista como uma mera formalidade para a continuidade do processo, mas hoje é diferente. A conciliação é uma oportunidade para que as partes possam dialogar no processo comum. Espero que esta capacitação ofereça novas ferramentas para alcançarmos esse objetivo”, destacou a juíza.
 
Karine Márcia Lozich Dias, diretora do Daje, salientou que, dos 254 conciliadores credenciados no Poder Judiciário de Mato Grosso, 120 já participaram dessa capacitação. “Com este treinamento, estamos levando conhecimento a mais 55 conciliadores. Além de aprimorar nossos serviços, este projeto atende à Resolução n.192/CNJ, de maio de 2014, que estabelece a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário. Agradeço a todos pela participação, ao corregedor e à juíza Cristiane Padim pela abertura do evento, ao palestrante Ubiracy, e desejo que todos aproveitem ao máximo esta semana de estudos”, concluiu a diretora.

Sobre a capacitação – O treinamento tem carga horária de 20 horas e é ministrado por Ubiracy Nogueira Felix, mediador do Nupemec, conhecido popularmente como Bira. A capacitação é dividida em duas etapas: a teórica, que aborda as diretrizes curriculares estabelecidas na Resolução n°125/2010 do CNJ e nas Leis 13.105/2015, 13.140/2015, 9.099/1995 e 10.259/2001; e a prática, que consiste na realização de uma audiência de conciliação simulada.
 
“Durante esta semana, abordaremos temas como a Teoria do Conflito, da Comunicação, da Negociação, o Terceiro Facilitador e o passo a passo para a conciliação. Ao final, realizaremos uma simulação. A participação de todos é fundamental, pois somente com a troca de experiências conseguiremos uma maior compreensão das técnicas e alcançaremos nosso objetivo de aprimorar o serviço judiciário”, ressaltou o instrutor.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: print da tela do computador, destacando a diretora do Daje, Karine Dias, à sua direita, a juíza auxiliar Cristiane Padim, abaixo o corregedor, desembargador Juvenal Pereira, e ao lado demais participantes.
 
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News