O professor e maestro Samuel Roque, de Joinville, fez uma live no YouTube para divulgar os resultados da disputa que, de acordo com o presidente da Abanfaesc, Gilberto Orsi, “reuniu 6.500 músicos da América Latina (Brasil, Venezuela, Equador, México, Colômbia, Argentina, Uruguai) e África (Nigéria), os quais enviaram um montante total de 345 vídeos”.
A Bamus, da Escola de Música São Domingos, regida pelo maestro Rondinelli de Souza Chaves, conquistou as seguintes premiações: 1º lugar Corpo Musical na categoria Banda Musical Infantil; 1° lugar Mór de Comando ficou com Bianca Toscano que conquistou também 3° lugar geral; o 3° lugar Pavilhão Nacional na categoria juvenil e 5° lugar de Baliza, na categoria fraldinha, com Maria Eduarda.
Já a Banda Guerreiros do Sol, sob comando do maestro Anderson Teixeira de Souza, conquistou o 1° lugar na categoria Banda de Percussão com instrumentos melódicos infanto juvenil; 2° lugar de Corpo Coreográfico Juvenil, 1° lugar em Baliza infanto juvenil com a aluna Yasmim Vitória Pereira da Silva, que conquistou também o 3° lugar no geral, com mais de 65 concorrentes.
Segundo a Coordenadora da Escola de Música, Rosecleia Pereira Santos, não conhecer os concorrentes foi um grande desafio para o grupo. “Sinceramente, eu não esperava ganhar tantos prêmios logo na primeira edição, principalmente em se tratando de um campeonato a nível Internacional. O concurso contou com mais de 54 corporações de toda América Latina. Estou muito orgulhosa e feliz pela conquista”.
O Maestro da Bamus Rondinelli, completou que a Escola de Música São Domingos “é um projeto social, onde através da música são transferidos valores sociais, civismo, ações de combate à criminalidade, apoio às escolas e às famílias”. “Competições como essa são excelentes oportunidades para esses alunos colocarem em prática o que aprendem todos os dias no polo, e terem contato com outras culturas”, diz.
De acordo com o Secretário da pasta de Cultura, Turismo e juventude, Salles Fernandes, “ao que perece, o objetivo da disputa foi de oferecer espaço aos talentos de nossa juventude e mostrar que as bandas e fanfarras ainda estão vivas”.
“Nessa edição, aprendemos que a diversidade cultural e o acesso ao campeonato só foram possíveis devido ao formato virtual. Olha que legal! Trata-se de um trabalho de extrema relevância, porque estamos lidando com as expectativas de crianças, jovens e adultos”, conclui.
“Vários prêmios serão enviados aos vencedores da competição, sendo eles trompetes, uniformes para Mór de comando e baliza, bastões, jogos de fitas, botas e dinheiro. Além disso, os alunos também receberão certificados”, conta Gilberto Orsi.
CATEGORIAS QUE SORRISO VENCEU NA COPA AMÉRICA DE FANFARRAS
BAMUS – INSTRUMENTAL (BANDA MUNICIPAL MUSICAL – ESCOLA DE MÚSICA SÃO DOMINGOS) 40 MEMBROS – REGIDA PELO MAESTRO RONDINELLI DE SOUZA CHAVES
1° LUGAR BANDA INSTRUMETAIS SOPRO CATEGORIA INFANTIL
1° LUGAR CAPITÃ MOR FEMININA CATEGORIA MIRIM – BIANCA TOSCANO
3° LUGAR CAPITÃ MOR FEMININA GERAL – BIANCA TOSCANO
3° LUGAR PAVILHÃO – CATEGORIA INFANTO JUVENIL
5° LUGAR BALIZA FEMININA CATEGORIA FRALDINHA GERAL – MARIA EDUARDA
BANDA DE PERCUSSÃO MUNICIPAL GUERREIROS DO SOL – 35 MEMBROS – REGIDA PELO MAESTRO ANDERSON PACIÊNCIA
1° LUGAR INFANTO JUVENIL
2° LUGAR BALIZA FEMININA CATEGORIA INFANTO JUVENIL – YASMIN VITORIA PEREIRA DA SILVA
2° LUGAR CORPO COREOGRÁFICO INFANTO JUVENIL
Texto: Carolina Lasco