O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta quinta-feira (21.03), o corpo de uma vítima que caiu em uma área de difícil acesso no município de Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá).
O incidente ocorreu em uma região rural conhecida como “Bananal”. O local é considerado área de difícil acesso devido à topografia acidentada e à presença de pedras soltas, o que exigiu uma operação meticulosa e coordenada por parte dos militares.
Para o resgate, a equipe da 8ª Companhia Independente Bombeiros Militar contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Após localizar a vítima, os bombeiros realizaram o resgate cuidadosamente, utilizando técnicas de amarração em prancha rígida e maca Sked.
O corpo foi transportado por, aproximadamente, 300 metros morro abaixo, até um local seguro.
Após o resgate, o corpo da vítima foi entregue para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os procedimentos legais necessários.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.