Connect with us

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros monta posto de comando para reforçar combate a incêndio florestal em Chapada dos Guimarães

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso irá montar, nesta terça-feira (24.09), um posto de comando temporário para reforçar o combate ao incêndio florestal que atinge a região de Monjolo, em Chapada dos Guimarães. O local exato onde o posto ficará instalado está sendo definido pelos militares.

“O posto de comando garante uma integração maior entre as equipes que estão em campo, o que irá resultar em um combate eficiente contra este incêndio. Este posto é equipado com monitoramento via satélite para o planejamento de estratégias ainda mais assertivas contra o fogo” explica o diretor operacional adjunto, tenente-coronel BM Rafael Marcondes.

Os militares combatem o incêndio desde sábado (21.09). Nesta terça, são sete equipes em campo, com apoio de um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes para o deslocamento rápido dos militares. Além disso, auxiliam nas ações a Prefeitura de Chapada dos Guimarães e proprietários rurais.

“Estamos no momento mais crítico do período proibitivo, com umidade do ar baixíssima e altas temperaturas, por isso as chamas estão se propagando rapidamente, mas nossos militares estão em campo para conter o avanço do fogo. As ações de combate são planejadas de forma estratégica e, caso seja necessário, mais militares serão enviados para esta região”, explica o tenente-coronel.

Conforme monitoramento por satélites, o incêndio florestal teria começado no sábado na região da MT-020, próximo a Comunidade Cachoeira Rica e, devido às condições climáticas, avançou para a região do Monjolo. A causa do incêndio será investigada, posteriormente, uma vez que o combate é prioridade neste momento.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seciteci realiza Palco da Ciência em Várzea Grande até quinta-feira (26)

Publicado

em

Por

Várzea Grande recebe o Palco da Ciência, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), até quinta-feira (26.09). O evento, que começou nesta terça-feira (24.09), é gratuito, aberto ao público e está ocorrendo no no Centro de Iniciação ao Esporte Danilo Nascimento de Souza Campos.

O Palco da Ciência leva aos municípios ampla programação gratuita com palestras, workshops, espetáculos científicos, entre outras atrações educativas e culturais.

Nesta terceira edição, a iniciativa conta com a participação do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências. Durante os dias do evento, das 8h às 17h, os visitantes podem conferir diversas atividades, como o Planetário Digital, e participar dos experimentos interativos do projeto.

A equipe do Programa Recytec também participa da ação com uma exposição e coleta de lixo eletrônico.

Sophia Paiva, assistente de coordenação do MT Ciências, convidou a sociedade em geral para participar. “Vamos atender o público escolar, mas toda a comunidade também está convidada. Se você tem interesse em conhecer o nosso Museu Itinerante de Ciências, nosso planetário digital, as apresentações culturais, venham aqui porque é aberto ao público todos os dias”, disse

O professor Manoel Lucas acompanhou uma das turmas que participaram do primeiro dia de atrações em Várzea Grande. Segundo ele, toda criança devia ter o privilégio de conhecer um espaço como o que foi proporcionado. “Todos da organização estão de parabéns”, destacou.

O Palco da Ciência é realizado por meio de uma parceria da Seciteci com a Assembleia Legislativa e Instituto Brasil. O projeto já passou por Rondonópolis, Cáceres e agora está em Várzea Grande. Até o final do ano, Tangará da Serra e Cuiabá também receberão o evento.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora