Connect with us

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros ministra palestra sobre uso de extintores de incêndio e hidrantes para alunos do IFMT

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou uma palestra sobre o uso de extintores de incêndio e hidrantes para os alunos do curso Técnico em Manutenção Aeronáutica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Primavera do Leste (a 238 km de Cuiabá). O evento foi promovido na noite desta quinta-feira (05.09) no campus do Instituto.

Com o objetivo de capacitar os estudantes sobre a importância da segurança contra incêndios, a palestra foi ministrada por bombeiros militares, que dividiram o assunto entre teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma compreensão abrangente e aplicada do tema.

Na teoria, foram discutidos conceitos do fogo, propagação do calor, classes de incêndio, métodos de extinção e o uso correto de extintores e hidrantes, com destaque para a necessidade de identificação rápida do tipo de incêndio para a tomada de ações adequadas.

Já a parte prática da palestra permitiu aos estudantes manusearem extintores de incêndio e hidrantes, simulando situações reais de combate a incêndios. Sob a orientação dos bombeiros, os alunos foram familiarizados com os equipamentos de segurança, preparando-os para lidar de forma eficiente com possíveis situações de risco no ambiente futuro de trabalho.

De acordo com o comandante da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) de Primavera do Leste, major Bruno Iop, iniciativas como essa são fundamentais para a formação de profissionais mais conscientes e preparados para agir em situações de emergência.

“Ações como essas permitem a adição de um conhecimento a mais para os alunos. Ao oferecer esse aprendizado, estamos preparando os estudantes para agirem de forma eficaz em emergências. Saber usar corretamente os equipamentos de segurança é crucial para formar profissionais completos, capazes de promover uma cultura de prevenção e segurança em suas futuras atuações”, destacou o major.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Segunda edição chega ao fim e supera expectativa dos organizadores

Publicado

em

Por

A segunda edição do projeto Diálogos com a Sociedade do Ministério Público do Estado de Mato Grosso finalizou a programação na sexta-feira (13), no Shopping Estação, com a realização de discussões sobre 11 temas. Foram 10 dias de entrevistas conduzidas por jornalistas do Portal Primeira Página da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC), com a participação de 22 convidados. Foram realizados ainda 10 podcasts com os parceiros da iniciativa. Todo o material está disponível no canal do MPMT no Youtube.

No encerramento das atividades, a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa e coordenadora do projeto, Claire Vogel Dutra, ressaltou que as expectativas foram alcançadas. Além do alcance que a ação teve dentro do próprio shopping, a subprocuradora enfatizou que as matérias jornalísticas veiculadas pela TVCA sobre o projeto tiveram ampla repercussão.

“O estúdio bolha não só despertou a curiosidade das pessoas que passaram pelo shopping, como também pautou várias matérias sobre o assunto. O nosso propósito foi mostrar à sociedade que o Ministério Público quer estar cada vez mais próximo do cidadão, atuando não apenas na esfera judicial, mas de forma preventiva para evitar que os problemas ocorram”, ressaltou Claire Vogel Dutra.

A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kurik, enfatizou que o projeto Diálogos com a Sociedade vai ao encontro dos projetos estruturantes do MPMT. Lembrou que para a construção do novo ciclo do Planejamento Estratégico Institucional quase seis mil pessoas participaram da pesquisa realizada, apontando as demandas a serem priorizadas. Acrescentou ainda que as respostas vieram de 123 municípios mato-grossenses.

“Em 2023, decidimos de fato nos aproximarmos muito da sociedade para entendermos as suas demandas, quais áreas que essa sociedade considerava como prioritárias. Criamos uma conexão muito importante, entendendo as suas demandas e buscando estreitar esses diálogos com a sociedade”, afirmou a subprocuradora-geral de Planejamento e Gestão.

O publicitário e empresário Ziad Fares, idealizador das campanhas que integram o projeto Diálogos com a Sociedade, disse que a iniciativa também foi uma forma de mostrar à população que o Ministério Público é acessível e que as pessoas não precisam temê-lo. “A pessoa não tem o que temer, o Ministério Público está próximo do cidadão para defendê-lo”, observou.

Acrescentou também que a repercussão do projeto não se limitou a Mato Grosso. “Doze Ministérios Públicos solicitaram as campanhas realizadas. A participação de cerca de 20 empresas, todas da iniciativa privada, também demonstra que o projeto tem credibilidade e que os problemas discutidos aqui são de responsabilidade de todos”.

A segunda edição do Diálogos com a Sociedade discutiu os seguintes temas: Os desafios para a redução do feminicídio em Mato Grosso; Caminhos percorridos no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes; Políticas públicas voltadas à empregabilidade das mulheres vítimas de violência doméstica; O trânsito em Cuiabá está mais ou menos violento?; Envelhecimento, uma questão de direito; O cuidado a usuários e usuárias da Rede de Atenção Psicossocial de MT: novas perspectivas e desafios; Entender o autismo é a melhor forma de vencer o preconceito; Juntos por Elas: Não é Não; Pantanal sob ameaça: caminhos para sua sobrevivência; Assédio e violência nos estádios de futebol: Como combater? ; e Diálogos com a sociedade: MPMT cada vez mais próximo do cidadão.

Acesse aqui a íntegra da entrevista

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora