O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quinta-feira (17.08), a passagem de comando da 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM) em Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá).
O 1º tenente Cristhian Lorhan Ferreira Borges assume o comando da companhia, em substituição ao capitão BM Rivaldo Miranda de Andrade.
A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral-Adjunto e Chefe do Estado Maior, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, e pelo Diretor Operacional, coronel BM Fabrício Gomes Costa. Já o ato de transmissão do cargo foi conduzido pelo major BM Leandro Jorge de Souza Alves, comandante do 5º Comando Regional Bombeiro Militar de Mato Grosso (CRBM V).
Durante seu discurso, o comandante-geral-adjunto, coronel BM Rony, expressou seu agradecimento e reconhecimento pelo grande trabalho realizado pela 8ª CIBM sob o comando do capitão Rivaldo e enfatizou que as recentes mudanças têm como objetivo de reforçar e de expandir ainda mais o notável trabalho já desenvolvido pela companhia.
“O Corpo de Bombeiros Militar evoluiu significativamente, destacando-se também no setor ambiental, especialmente no combate a incêndios florestais. Nossas ações de combate exemplificam o papel crucial que o Corpo de Bombeiros desempenha na proteção do meio ambiente. Todos os recursos aqui empregados refletem nos serviços prestados. Por isso, quero agradecer a todos que se dedicaram a este grandioso trabalho e desejo sucesso ao novo comando”, afirmou.
O desempenho da 8ª CIBM foi elogiado também pelo comandante do CRBM V, major BM Leandro Jorge de Souza Alves. A 8ª CIBM, assim como a 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Cáceres, integra o CRBM V, responsável pelo atendimento dos 21 municípios da região sudoeste do estado.
Major Leandro destacou a importância dos recursos obtidos pela 8ª CIBM para o aprimoramento e modernização dos serviços de combate a desastres ambientais nos municípios sob a jurisdição da unidade operacional, com especial atenção ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco.
A 8ª CIBM recebeu, por meio do Conselho Comunitário de Segurança de Pontes e Lacerda, um valor de R$ 654 mil para a aquisição de equipamentos e materiais, como drones, internet via satélite Starlink, sopradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros.
Esse recurso é fruto de um projeto inscrito no banco de projetos do Ministério Público do Estado, sendo destinado pela Promotoria e pelo Poder Judiciário dos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, por intermédio do Conselho Comunitário de Segurança de Pontes e Lacerda.
“Este recurso permitirá não apenas avançar nas ações operacionais, mas também fortalecer o suporte material para a Sala de Situação Descentralizada do 5º CRBM e aprimorar as ações de comunicação. Este é mais um projeto voltado para a área ambiental. A melhoria da resposta a desastres, sejam eles causados por excesso hídrico ou seca, sempre orientou as ações do 5º Comando Regional. Nos 21 municípios sob nossa responsabilidade, enfrentamos ocorrências de alagamentos, enxurradas, deslizamentos em áreas de cachoeira e incêndios florestais nos três biomas presentes em nossa área de atuação”, pontuou o major.
Além dos militares, a solenidade da passagem de comando contou ainda com a participação de autoridades locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).
A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.
Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.
O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.