O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou, nesta sexta-feira (27.09), de um simulado operacional de combate a incêndio, salvamento e resgate, além de atendimento pré-hospitalar, no Shopping Estação, em Cuiabá.
O objetivo do exercício foi treinar as equipes de bombeiros para lidar com situações de urgência e emergência, além de aprimorar as habilidades de resposta a ocorrências. A simulação envolveu não apenas os militares, mas também brigadistas e bombeiros civis do shopping, assim como outras forças de segurança pública e da saúde.
De acordo com o tenente-coronel BM Paulo César Crivelli, comandante do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), o treinamento foi realizado de forma conjunta para promover o entrosamento entre os diversos órgãos envolvidos na operação e contribuir de forma significativa para a melhoria da coordenação em ações semelhantes.
“Esse tipo de simulado é crucial tanto para as instituições públicas quanto para a administração do shopping. Trata-se de um evento de grande porte, onde múltiplos agentes trabalham em conjunto. Todos precisamos treinar juntos para que, em uma situação real, cada um saiba desempenhar seu papel sem interferir nas atividades dos outros”, afirmou.
Representando uma operação em um cenário realista, o exercício simulou desde o acionamento dos bombeiros do 1º BBM até o deslocamento para a ocorrência e as ações de combate. Além dos militares, foram utilizadas quatro viaturas, sendo uma Auto Bomba Tanque Salvamento, Auto Rápido Salvamento, Unidade de Resgate e a escada Magirus.
Durante a ação, os bombeiros atuaram na evacuação do local, no controle do incêndio e na busca por possíveis vítimas, realizando também a triagem para atendimento pré-hospitalar. A intenção foi de garantir a segurança de todos os presentes e testar a eficiência das operações em um cenário real.
Ainda segundo o tenente-coronel Crivelli, o simulado foi uma oportunidade valiosa para identificar dificuldades e aprimorar estratégias de resposta em situações de emergência.
“Estamos aqui para aprender com nossos erros e identificar como poderíamos ter melhorado. Espero que todos tenham tirado lições deste simulado e que possamos evoluir para as próximas ações”, concluiu o tenente-coronel.