Connect with us

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros localiza idoso desaparecido em Chapada dos Guimarães

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, no final da manhã desta quinta-feira (24.10), um idoso de 83 anos que estava desaparecido desde domingo (20.10) em Chapada dos Guimarães. Ele foi encontrado em uma área de mata no município.

A equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do 2º Batalhão Bombeiro Militar (2ºBBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após solicitação dos familiares. No local, os bombeiros militares foram informados de que o idoso estava em um evento familiar quando desapareceu.

Os militares analisaram imagens de câmeras de segurança de residências próximas à casa onde o idoso se encontrava, que indicavam que ele teria seguido em direção ao condomínio Florais Chapada.

Duas equipes de busca terrestre, juntamente com dois cães farejadores, concentraram as buscas nas áreas de mata próximas ao condomínio por onde o idoso poderia ter passado. Os cães desempenharam um papel crucial, utilizando mudanças de comportamento e latidos para indicar os locais percorridos.

O idoso foi encontrado em uma área de mata de difícil acesso nas proximidades da Pousada e Restaurante Atmã. Ele estava desorientado, aparentemente desnutrido, e recebeu atendimento pré-hospitalar dos bombeiros militares.

Em seguida, o idoso foi transportado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Chapada dos Guimarães, onde ficou sob os cuidados da equipe médica de plantão.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Com desempenho fiscal satisfatório, contas anuais de mais quatro municípios recebem parecer favorável do TCE-MT

Publicado

em

Por

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Relator das contas de Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Tesouro, conselheiro Campos Neto. Clique aqui para ampliar.

Por unanimidade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável às contas anuais de governo, exercício de 2023, dos municípios de Jauru, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Tesouro. Sob relatoria dos conselheiros Campos Neto e Guilherme Antonio Maluf, os balanços foram apresentados na sessão ordinária desta terça-feira (22), com destaque para o cenário satisfatório no desempenho fiscal.

Em seu voto, o conselheiro Campos Neto frisou que as contas de Nova Brasilândia evidenciaram excesso de arrecadação, economia orçamentária, superávit de execução orçamentária, assim como suficiência financeira geral para a quitação das obrigações de curto prazo. “No que se refere à despesa total com o pessoal do Poder Executivo, o município aplicou 41,33% da Receita Corrente Líquida, assegurando o cumprimento do limite máximo de 54%, estabelecido em legislação. Além disso, o repasse ao Poder Legislativo cumpriu o limite máximo estabelecido pela Constituição Federal.”

No que diz respeito à Prefeitura de Planalto da Serra, o relator salientou a aplicação de 102,21% dos recursos recebidos por conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na remuneração do magistério da Educação Básica em efetivo exercício, bem acima do percentual mínimo exigido de 70%. Já em relação à Tesouro, ressaltou a aplicação de 21,31% do produto da arrecadação dos impostos nas ações e serviços públicos de saúde, cumprindo o índice de 15% estabelecido na Constituição Federal.

“É possível notar, de maneira geral, que foram apresentados cenários satisfatórios no desempenho fiscal, tendo em vista que houve economia orçamentária, assim como superávit financeiro para a quitação das obrigações de curto prazo. Sendo assim, voto no sentido de emitir parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo de Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Tesouro”, frisou Campos Neto, relator dos três balanços.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Relator das contas de Jauru, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. Clique aqui para ampliar.

Sob a relatoria do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, as contas anuais de governo de Jauru também receberam parecer prévio favorável à aprovação, que fez questão de destacar a inclusão nos currículos escolares de temas transversais sobre a prevenção e combate à violência contra a mulher, seguindo o que determina a lei nº 14.164/2021, que trata das Políticas Públicas de Prevenção à Violência Contra Criança, Adolescente e Mulher.

“O município instituiu a realização da ‘Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher’, a se realizar preferencialmente no mês de março, atendendo a uma série de objetivos previstos na legislação, com temas transversais por meio de filmes e palestras, por exemplo. Foi constatada a implementação efetiva das ações previstas na lei foram realizadas”, concluiu Maluf.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora