O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lançou, nesta quarta-feira (06.11), a segunda edição da Revista Científica Scintilla, que reúne pesquisas técnico-científicas com foco nas atividades dos bombeiros e em sua atuação multidisciplinar.
A revista tem como objetivo divulgar estudos que abordam questões relevantes para a profissão e para a atuação da corporação, além de apresentar resultados inovadores e contribuições significativas para a evolução e aprimoramento das práticas operacionais e institucionais.
Nesta edição, foram publicados 11 artigos científicos, elaborados por militares e civis, que se dedicam à pesquisa acadêmica e ao aprofundamento intelectual da atividade bombeiro militar.
Os temas abordados nos artigos abrangem diversas áreas do conhecimento, como direito, segurança pública, saúde, meio ambiente, gestão operacional e tecnologia.
Esses artigos apresentam análises e discussões sobre o cenário de atuação e os desafios enfrentados pelos bombeiros militares, estimulando a troca de conhecimentos, experiências e o desenvolvimento de novos conceitos e métodos em diversas áreas.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a revista fomenta a prática da pesquisa científica dentro da corporação, além de representar um importante espaço acadêmico destinado à disseminação da produção desenvolvida pelos bombeiros militares.
“A Revista Scintilla não apenas reforça a relevância do conhecimento técnico e científico dentro da nossa corporação, mas também promove uma reflexão sobre os desafios da profissão e os avanços necessários para a constante evolução de nossas atividades”, afirmou o coronel.
Para acessar a íntegra da 2ª edição da Revista Científica Scintilla, clique aqui.
Primeira Edição
A primeira edição da revista foi publicada no final de 2022, reunindo oito artigos científicos que abordam desde uma análise técnica dos tipos de tecidos resistentes ao fogo até questões relacionadas à saúde dos militares do Corpo de Bombeiros. A edição pode ser conferida na íntegra por meio deste link.
A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Nova Mutum, deflagrou na manhã desta quinta-feira (07.11), a primeira fase da Operação Salve Agro, para cumprimento de 21 ordens judiciais de busca e apreensão, em investigação que apura crimes de desvio de cargas, receptação e lavagem de dinheiro.
As buscas têm como alvos residências e estabelecimentos empresariais ligados ao ramo de transporte de cargas nas cidades de Nova Mutum, Tapurah, Nobres, Juína e Tangará da Serra.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Rufato, a operação tem como objetivo principal carrear mais elementos para investigação em curso, que apura a ação de diferentes núcleos de pessoas que, estariam associadas para o desvio de cargas na modalidade de furtos qualificados, seguidos de receptações e lavagem de dinheiro.
“Há indícios de que alguns dos investigados atuam nestas atividades há algum tempo, realizando diversas subtrações que muitas vezes não são percebidas pelas vítimas dados os artifícios empregados para burlar sistemas de controles de estoque de grãos”, explicou o delegado.
Durante as buscas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares e notebooks, além de documentos relacionados às práticas das infrações.
Participaram da ação 70 policiais civis de todas as unidades das cidades da Regional de Nova Mutum (Derf, Delegacia Municipal, Seção de Defesa da Mulher, Delegacia Regional, Delegacia Regional e Núcleo de inteligência de Nova Mutum e Delegacias de Nortelândia, Arenápolis, Diamantino, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde e Tapurah), além das equipes das Delegacias de Juína, Nobres e Tangará da Serra.