Connect with us

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndio em frigorífico em Várzea Grande

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na madrugada desta segunda-feira (30.09), um incêndio em um frigorífico no bairro Capão Grande, em Várzea Grande.

Equipes do 1º e 2º Batalhões do Corpo de Bombeiros Militar (1º e 2º BBM) foram acionadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 1h, após um chamado dos funcionários da empresa.

Informações iniciais indicavam um princípio de incêndio em uma área externa do frigorífico, onde eram armazenados papelão e plástico. Os funcionários tentaram conter as chamas, mas o fogo se espalhou rapidamente devido à alta inflamabilidade dos materiais.

No local, os bombeiros realizaram o combate direto ao incêndio com o apoio de seis viaturas, entre elas uma ABTF, ABTS, ARS, AR e um AT, dada a grande proporção do incidente. Também foi utilizado um trator para dar apoio à atuação dos militares.

Paralelamente, foi feito o resfriamento das áreas adjacentes para evitar a propagação das chamas para outras áreas e minimizar os danos.

O fogo foi totalmente extinto depois de cerca de sete horas de trabalho. Em seguida, os militares realizaram o rescaldo, procedimento necessário para evitar a reignição das chamas.

Apesar da magnitude do incêndio, ninguém ficou ferido. Até o momento, não há informações sobre a causa do incidente.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Projeto Reconstruindo Sonhos promove atividades de incentivo à reinserção social

Publicado

em

Por

A Penitenciária Major Zuzi, em Água Boa (730 km de Cuiabá), iniciou nesta sexta-feira (04.10) a segunda edição do Projeto Construindo Sonhos, com a participação de 15 reeducandos. O projeto visa promover atividades, rodas de conversa, troca de experiências e incentivar a reintegração social.

As atividades vão ocorrer em seis semanas, com dois encontros semanais. Depois, os reeducandos participarão de um curso de qualificação, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Como parte dos encontros, serão propostas rodas de conversas com trocas de experiências, além de momentos com uma assistente social e psicólogas da unidade, a fim de passar orientações de convívio social aos presos. A iniciativa visa discutir temas como valores, espiritualidade, trabalho, relações interpessoais e futuro.

O diretor da Penitenciária, Gilberto Antonio de Oliveira, destaca a importância de ações como esta para a ressocialização dos presos, reinserção no mercado de trabalho e diminuição da reincidência criminal.

“Esse projeto vai atender os recuperandos que estão próximos de sair, então ao realizarem o curso, eles vão ser preparados para retornar à sociedade, para voltar a conviver com a gente, e além de ter um preparo psicológico e orientações, eles também vão ser qualificados. Então, à medida que eles forem saindo, eles vão ter oportunidade de tanto ser inserido no mercado de trabalho, como estar bem preparados para voltar a conviver em sociedade psicologicamente”, afirma.

Os presos que participam do projeto foram escolhidos de acordo com o comportamento e a disciplina apresentados no período de privação de liberdade, e também considerando o ofício anterior e o tempo restante de pena.

Com a realização do curso após os encontros, eles terão a pena reduzida (um dia de pena a cada 12 horas de curso), de acordo com a Lei de Execução Penal (nº 7.210/1984).

A abertura do evento contou com a presença de autoridades e representantes de instituições que apoiam o projeto. Entre eles estavam o promotor de Justiça, Roberto Arroio Farinazzo Júnior, o secretário municipal de administração, Sebastião Antônio Lopes, a secretária municipal de Serviço Social, Valquíria Soares Dantas Ferreira, o vice-presidente do Conselho de Segurança Pública Municipal (Conseg), Geison Bissolotti, o major da Polícia Militar, Salmon Hilário Ribeiro, e o delegado regional da Polícia Civil, Valmon Pereira da Silva, além de servidores e multiplicadores envolvidos na aplicação do programa

O projeto Reconstruindo Sonhos é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso, e conta com parceria da Sesp-MT, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fundação Nova Chance (Funac) e o Instituto Ação Pela Paz.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora