Connect with us

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros capacita militares de MT, do DF e 8 estados para primeiros socorros em cães de resgate

Publicado

em

Em uma iniciativa inédita do Corpo de Bombeiros Militar, pela primeira vez 29 militares de Mato Grosso, Distrito Federal e outros oito estados brasileiros foram capacitados a prestar os primeiros socorros em cães de busca e resgate. Em Cuiabá, a capacitação do 1º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Canino (APH-K9) teve início na segunda-feira (27.02) e foi finalizada na manhã desta sexta-feira (03.03), com a formatura dos militares.

“Em algumas ocorrências, os cães de busca podem se ferir e há casos mais simples e outros mais graves. Por isso, esse curso se torna tão necessário e importante para resgatar a vida dos cães”, explica o coordenador do curso, capitão Felipe Saboia, sargento-adjunto do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Várzea Grande (2ºBMM) e membro do Núcleo de Operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (NOBRESC).

“As atividades de busca e resgate com cães têm crescido muito no Brasil nos últimos anos, em razão dos desastres que aconteceram. Por isso, precisamos investir no cuidado com esses animais. O atendimento pré-hospitalar em cães já faz parte da grade curricular de formação dos bombeiros, mas é algo bem pontual. Com o curso, esses 29 militares estarão mais aptos”, explica um dos instrutores do curso, sargento Lucas Berzotti, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.

Além de Mato Grosso e Distrito Federal, participaram da capacitação bombeiros militares de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Rio de Janeiro e Bahia. Mato Grosso do Sul participou com a Polícia Militar, enquanto Mato Grosso contou também com servidores do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Batalhão de Operações Especiais, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Operações Especializadas (SOE).

Segundo-tenente San Diogo Lima, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte, é um dos alunos do curso. Esta é a segunda vez que ele vem para o Estado realizar uma capacitação.

“Esta é minha segunda vez em Mato Grosso, mais uma vez com uma especialização em cães. Foi extremamente gratificante e grandioso. Esse curso colaborou com o crescimento dos militares de Mato Grosso e de outros estados brasileiros”, afirmou.

“Foi muito proveitoso. Uma experiência única e optei por aproveitar ao máximo o curso para absorver conhecimento. São realidades que podemos nos deparar durante o dia a dia e é essencial estar capacitado para atender os cães que são tão parceiros seja nas buscas, como também na companhia”, explicou o soldado Rafael Afonso, do 1º Batalhão de Cuiabá, aluno do Curso.

Os alunos do curso realizaram ao longo da semana aulas teóricas e práticas e foram submetidos na tarde de quinta-feira (02) a uma simulação com um possível cenário de uma ocorrência.

“Todas as capacitações realizadas nos últimos anos tem sido de suma importância para a corporação. Não somente o Corpo de Bombeiros, como também outras forças de segurança do Estado, têm recebido muitos investimentos do Governo de Mato Grosso em modernização e capacitação para os militares. Isso se reverte em um melhor atendimento para a população”, finalizou o capitão.

Treinamento em escombros

Este é o segundo curso de capacitação dos bombeiros com cães realizado em 2023. No início de janeiro, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso reuniu oito bombeiros militares e as cadelas Sheron, Athena e Bela para o Simulado de Busca, Resgate e Salvamento com cães do Núcleo de Operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (NOBRESC), em uma área anexa ao Hospital Santa Rosa, em Cuiabá.

A simulação foi realizada com duas vítimas em óbito e uma vítima ainda com vida, em escombros de uma demolição. O trio de cães realizou as buscas do tipo venteio, quando o animal fica livre, sem estar preso a uma coleira, para realizar as buscas por toda a área onde há eventuais vítimas.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora