O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na tarde de quinta-feira (05.12), um incêndio em um veículo que estava na garagem de uma residência no bairro Jardim Primavera, em Lucas do Rio Verde (a 333,2 km de Cuiabá). A ação rápida dos militares impediu que as chamas se espalhassem para o imóvel.
A equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) foi acionada pelo número 193 para atender, inicialmente, a uma ocorrência de incêndio em residência. Diante da gravidade, duas viaturas de combate ao incêndio e uma Unidade de Resgate foram empenhadas para o local.
Ao chegar à residência, os bombeiros identificaram que o incêndio estava concentrado no veículo estacionado na garagem. A equipe agiu rapidamente, extinguindo as chamas e removendo o automóvel para evitar que o fogo se alastrasse pela estrutura da casa.
Após o combate às chamas, foi realizado o rescaldo para evitar a reignição do fogo. Além disso, os militares realizaram a ventilação tática positiva dentro da residência para a retirada de toda a fumaça que estava na área da casa.
Embora o veículo tenha sido completamente destruído pelas chamas, a residência sofreu poucos danos em sua estrutura. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram acionadas para investigar as causas do incêndio.
A Justiça julgou parcialmente procedente pedido formulado pelo Ministério Público de Mato Grosso e condenou o Município de Paranatinga (a 373km de Cuiabá) e a empresa Águas de Paranatinga a adotar medidas para transferir a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) 03 para local distante da Escola Estadual 29 de Junho, no prazo de um ano. A sentença estabelece ainda a adoção de providências imediatas a fim de inibir o forte odor e cessar o lançamento de dejetos em via pública, com conclusão no prazo máximo de seis meses. Para o caso de descumprimento das obrigações, foi fixada multa de R$ 1 mil.