A esposa do apresentador Michael Mosley lamentou neste domingo (9) a perda do marido, reconhecido como o “mestre do jejum intermitente”. Clare Bailey Mosley compartilhou um comunicado distribuído à mídia, algumas horas após as autoridades anunciarem a descoberta de um corpo durante as operações de busca pelo respeitado jornalista, autor e médico britânico. Michael havia desaparecido após sair para uma caminhada na pitoresca ilha de Symi, na última quarta-feira (5).
“É devastador ter perdido Michael, meu maravilhoso, engraçado, gentil e brilhante marido. Nós tivemos uma vida de sorte juntos. Nós nos amávamos muito e éramos muito felizes”, disse ela na nota, reproduzida pela BBC.
Clare exaltou a força e o apoio dos filhos e agradeceu o carinho do público. A mulher do apresentador explicou que o marido se acidentou durante uma aventura na ilha grega.
“Nos confortamos com o fato de que ele quase conseguiu. Ele fez uma escalada incrível, pegou a rota errada e caiu num lugar onde não poderia ser facilmente visto pela equipe de buscas”, detalhou ela.
As autoridades locais estão investigando a possibilidade de que o conhecido como “guru do jejum intermitente” tenha caído de um penhasco enquanto fazia uma caminhada. Este foi o último lugar onde ele foi avistado. O corpo, ainda por ser oficialmente identificado, foi encontrado numa encosta próxima ao bar da praia de Agia Marina, durante as primeiras horas deste domingo. Junto ao corpo estavam um guarda-chuva e um chapéu, semelhantes aos que Michael carregava.
O prefeito da ilha, Eleftherios Papakalodoukas, declarou que o corpo foi encontrado durante a análise das filmagens de câmeras numa área a 30 minutos a pé da vila de Pedi, onde Mosley foi visto pela última vez. Uma fonte policial informou à BBC, com base nas características do cadáver, que a pessoa em questão estaria falecida “há dias”.
Michael Mosley tornou-se famoso por liderar documentários sobre alimentação na BBC e popularizar a dieta de jejum intermitente conhecida como 5:2. Drones, unidades caninas policiais e voluntários estão participando das operações de busca. As autoridades estão revisando as gravações das câmeras de segurança da região na tentativa de determinar o paradeiro do britânico. Prevê-se que mergulhadores se juntem aos esforços.
Um representante da polícia informou à BBC que o telefone do apresentador foi encontrado no local onde ele estava hospedado com sua esposa, que relatou o desaparecimento. No momento em que Michael Mosley desapareceu, a ilha grega estava enfrentando temperaturas superiores a 40 graus Celsius. Alertas de calor foram emitidos pelas autoridades locais.
Segundo relatos da BBC, os residentes locais estão intrigados com o motivo pelo qual alguém sairia para uma caminhada sob tal calor. A rota que ele teria seguido era de aproximadamente 20 minutos a pé pela encosta da montanha e não é considerada “perigosa”, disse um morador à rede britânica.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.