Entre os convidados ilustres, destacaram-se Giselle Ferreira, secretária da Mulher do DF; Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil; José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF; Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF; e o renomado arquiteto Marcelo Rosenbaum.
A noite foi animada pela trilha sonora do DJ Barata e da banda Projeto In Trio, enquanto os convidados desfrutavam das bebidas oferecidas pela Casa Perini e Urban. A organização ficou por conta da Com Vento – Comunicação e Eventos.
O ponto alto da noite foi o desfile do estilista Maurício Duarte, que apresentou suas criações no icônico espaço do Museu Nacional da República, com direito a descida dos modelos pela rampa do monumento.
Desfile do Estilista Maurício Duarte (25)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (24)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (20)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (19)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (18)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (17)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (16)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (15)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (14)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (12)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (11)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (10)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (9)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (5)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (4)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (3)
Desfile do Estilista Maurício Duarte (1)
O designer, que pertence ao povo Kaixana, ganhou notoriedade ao vestir a primeira-dama Janja Silva para um evento de sustentabilidade internacional em 2023 e é destaque na lista Forbes Under 30. Após o desfile, Maurício expressou sua emoção: “É uma enorme realização. Sempre sonhei em ser um artista” .
Além disso, o estilista revelou com exclusividade ao GPS | Brasília seus planos para o futuro: “Serei o único brasileiro a integrar um time de designers da América Latina na próxima NYFW. Será muito especial! Apresentarei uma versão 2.0 da coleção Piracema” .
A Brasília Design Week 2024, que se estenderá pela próxima semana, mas tem programação até agosto, promete movimentar a cidade e posicionar Brasília como um polo de design no cenário internacional. Desde 2017, a capital é reconhecida pela Unesco como “Cidade Criativa do Design” e, em novembro de 2023, lançou o movimento Brasília Cidade do Design, que culmina na realização da BDW 2024.
Brasília Design Week (18)
Brasília Design Week (16)
Brasília Design Week (14)
Brasília Design Week (13)
Brasília Design Week (12)
Brasília Design Week (11)
Brasília Design Week (10)
Brasília Design Week (9)
Brasília Design Week (8)
Brasília Design Week (7)
Brasília Design Week (6)
Brasília Design Week (5)
Brasília Design Week (3)
Brasília Design Week (2)
Brasília Design Week (1)
“Brasília é a cidade que nasceu do design e renasce do design todos os dias. Queremos transformar isso em um evento nacional. Eu fico imaginando Brasília lançando tendência, porque nos anos 1960 era isso. Essa marca do design e da moda sendo referência para o mundo, com todos esses nomes: Sérgio Rodrigues, Niemeyer, Athos Bulcão, Burle Marx. A gente quer trazer isso de volta, porque está no DNA dela“ , afirmou Caetana Franarin, idealizadora do projeto.
A programação da Brasília Design Week inclui exposições, oficinas, workshops e feiras, destacando práticas sustentáveis e regenerativas no design. A exposição principal, com peças de designers brasilienses e brasileiros, estará no Museu Nacional da República, e a mostra “Jalapoeira Apurada”, assinada por Marcelo Rosenbaum, ocupará o anexo do museu.
Confira quem passou pelo coquetel pelas lentes de Vanessa Castro:
Giselle Ferreira
Wesley Santos e Karla Abreu
Leonardo Reisman
Paulo Sérgio Niemeyer, Adriana Benguela e Marcelo Rosenbaum
Paulo, Beatriz Guimarães, Paula Santana e Valcides Araújo
Vivil Guimarães e João Marcelo Souza
Gustavo Roccha e Iole Saraiva
Thiago Malva, …, Andréia Carvalho e Jefferson Pereira
Clara Regina (vestido Cia Do Lacre)
Elma Sousa e Henrique Silva
Otávio, Vitória e Cristiane Pimenta da Veiga
Beatriz Guimarães, Rita Nolasco (procuradora da fazenda Nacional) e Mônica Monteiro
Victor Correa e Anagelica Rodrigues
Roberta Mandelli e Eliene Lucindo
Ministra Sônia Guajajara e Caetana Franarin
Ana Paula Repezza (diretora de negócios da Apex) e Candida Cervieri (presidente da Abimovel)
Ana Paula Repezza, Ministra Sônia Guajajara, Caetana Franarin e Candida Cervieri
Dimitri Lociks
Caetana Franarin e Giselle Ferreira
Beatriz Guimarães
Ludmyla Castro e Moura, Natália Castro e Luiza Maia
Alisson Abreu
José Aparecido, Caetana Franarin e Leonardo Reisman
Alexandre Villain, Rivas, Caetana Franin e Leonardo Reisman
Nina Coimbra, Secretário de Ciência e tecnologia do DF Leonardo Reisman, Caetana Franin e Gero Tavares
Márcia Zarur, Caetana Franarin e Ana Maria Lopes
Nina Coimbra
Estilista Maurício Duarte e equipe
José Aparecido, Celina Leão, Maurício Duarte, Giselle Ferreira e Caetana Franarin (2)
Maurício Duarte
Guilherme Pimenta da Veiga Neves, Helena, Isabel e Caetana Franarin, Cedida ao GPS – Fotógrafo_ Cristiano Yung_Midas Comunicação
Priscila Botelho, Walter Lourenço, Camila Fato e Henry Miranda
Ana Paula Repezza
Diego Trappel e Samuel Lamas
Candida Cervieri, Ana Paula Repezza, Maria Paula Velloso (Apex) e Clarissa Franco (Apex)
Nalu Melgaço, Lara São José e Rany Lima
Chica Rosa (Companhia do Lacre) e Tiago Lucas (Cabaré Místico)
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.