Profissionais da área da saúde de Cuiabá que integram os hospitais Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá e Santa Rosa receberam neste mês de maio a vista da desembargadora coordenadora do Comitê Estadual de Saúde, Helena Maria Bezerra Ramos. Ela foi levar, pessoalmente, o convite e a programação para a VI Jornada de Direito da Saúde, que ocorrerá em 15 e 16 de junho em Cuiabá, no teatro do Cerrado, Zulmira Canavarros. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 14 de junho.
Nessa quarta-feira (17 de maio), a visita foi no Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá. A presidente do hospital, Elê Maria Kuhn, recebeu a desembargadora juntamente com dois diretores e garantiu presença no evento.
“Achei uma iniciativa fundamental porque vai aproximar o Judiciário, a magistratura da população, bem como da classe médica, em uma parceria fundamental no dia a dia. Vai trazer conhecimento, unidade entre todas as classes representativas. Um evento fantástico. Nós vamos, com certeza”, pontuou a médica-presidente.
Já no hospital Santa Rosa, o diretor da unidade, Cervantes Caporossi, disse estar “honrado em receber o convite para um evento tão relevante nacionalmente.” Também mostrou os pontos principais do hospital e o colocou à disposição dos integrantes da Jornada, caso precisem de tratamento urgente ou emergente de saúde, durante o encontro. Esse encontro foi realizado na semana passada, 9 de maio.
Mais visitas – Também no grupo dos profissionais de saúde, foram visitados o Conselho Estadual de Medicina (CRM), representado pela médica Lúcia Helena Barboza Sampaio, e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), representando pela enfermeira Ligia Arfeli. As duas presidentes receberam os convites e demonstraram apoio ao evento.
“É fundamental a participação de diretores de hospitais, profissionais médicos. Todos ficaram felizes com nosso convite, não querem perder a oportunidade de conhecer as autoridades que virão, grandes nomes nacionais da área da saúde”, pontuou a desembargadora Helena.
Jornada – O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça de Mato Grosso em parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Comitê de Saúde e da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT). Ele destina-se a aprimorar o conhecimento técnico sobre a saúde pública e suplementar, discutindo os desafios da judicialização e encontrando soluções para esse problema. A Jornada tratará de temas relevantes para a qualificação e racionalização da judicialização da saúde.
Além da programação aberta ao público no Teatro Zulmira Canavarros, paralelamente, parte da agenda será destinada à aprovação de novos enunciados sobre o direito da saúde, além da possibilidade de revisão de enunciados já aprovados. Essa segunda parte será exclusiva aos integrantes dos Comitês Estaduais de Saúde e ocorrerá na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso.
Conheça a íntegra da programação. Podem participar magistrados, representantes dos setores de saúde pública e suplementar, demais personagens do sistema de justiça e de saúde, profissionais que atuam nos Natjus e outros interessados e público em geral.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Fotografia colorida mostrando a desembargadora ao centro, ladada pelas medicas e pelo sevidor da Escola da Magistratura.
Keila Maressa/Mylena Petrucelli
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT