Connect with us

BRASIL

Controladores de voos da NAV Brasil anunciam greve

Publicado

em

Os controladores de tráfego aéreo vão parar uma hora por dia a partir de segunda-feira (9)
Reprodução/Flipar

Os controladores de tráfego aéreo vão parar uma hora por dia a partir de segunda-feira (9)

Os funcionários da NAV Brasil, estatal que cuida dos serviços de controle do tráfego aéreo no país, anunciaram a aprovação de paralisações a partir da próxima segunda-feira (9), atingindo até 23 aeroportos. A princípio os controladores devem paralisar suas atividades durante uma hora por dia, ao longo da primeira semana de greve.

Criada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2020 a pedido dos militares, a NAV Brasil é o resultado da divisão da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que cuida da administração dos aeroportos não privatizados do Brasil.


Os trabalhadores exigem reajuste salarial de 8,5% – valor correspondente à inflação desde o último acordo – melhores condições de auxílio à saúde e a realização de novos concursos para os setores administrativo e operacional da estatal.

Os profissionais da NAV Brasil são o segmento civil do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Sisceab). Também há prestação de serviços de navegação aérea pelo segmento militar, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da FAB (Força Aérea Brasileira).

A empresa propôs um reajuste de apenas 4,83% aos trabalhadores, que recusaram a proposta de acordo e aprovaram o movimento paredista foi aprovado por 64,5% dos 1.105 trabalhadores que compareceram à assembleia virtual realizada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) na terça-feira (3).

Confira, a seguir, a lista de aeroportos que usam serviços da NAV Brasil:

Pampulha – Carlos Drummond de Andrade

Bauru

Presidente Prudente

Santa Genoveva

Guarulhos – Governador André Franco Montoro

Jorge Amado

Presidente Castro Pinto

Jacarepaguá – Roberto Marinho

Lauro Carneiro De Loyola

Viracopos

Governador José Richa

João Correa Da Rocha

Macaé

Alberto Alcolumbre

Ministro Victor Konder

Brigadeiro Lysias Rodrigues

Santos Dumont

Leite Lopes

Maestro Wilson Fonseca

Senador Petrônio Portella

Tenente Coronel Aviador César Bombonato

Mário De Almeida Franco

Eurico De Aguiar Salles

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora