Cuiabá

Consultório na Rua realiza quase 6 mil atendimentos para a população de rua no primeiro semestre

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No primeiro semestre deste ano, o Consultório na Rua em Cuiabá desempenhou um papel fundamental na oferta de serviços de saúde à população em situação de rua, alcançando quase 6000 atendimentos. Instituído pela Portaria nº 122 de 25 de janeiro de 2011, como parte da Política Nacional de Atenção Básica, esse programa visa atender de forma ampliada e oportuna aqueles em vulnerabilidade social, incluindo usuários de álcool e outras drogas.

Dividido em duas equipes itinerantes, o Consultório na Rua realiza os atendimentos de segunda a sexta-feira, adaptando-se aos horários e locais da população em situação de rua. Nos seis primeiros meses deste ano, a Equipe Luz realizou 2518 atendimentos, dos quais 389 foram odontológicos, enquanto a Equipe Novo Amanhecer realizou 3469 atendimentos, incluindo 339 consultas odontológicas.

Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Leandra Melo, os pontos de atendimento variam semanalmente, cobrindo áreas como Albergue Porto, Centro Pop, Beco do Candeeiro e outros locais estratégicos espalhados pela cidade, como viadutos e praças. “Essa flexibilidade permite que as equipes atuem onde há maior demanda, colaborando frequentemente com unidades básicas de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e serviços de urgência e emergência”, revelou a coordenadora.

Além dos cuidados diretos com a saúde física e bucal, o Consultório na Rua realiza ações integradas, visando não apenas tratamento, mas também a reintegração social e o suporte psicológico necessários para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.

Para o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, o programa é essencial para garantir o acesso à saúde para estas pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. “O Consultório na Rua é fundamental para garantir que a população em situação de rua tenha acesso aos cuidados de saúde de forma digna e eficiente. Com as duas equipes que atuam no programa, conseguimos oferecer atendimento médico e odontológico diretamente nos locais onde essas pessoas estão, rompendo barreiras e promovendo a inclusão social. Este serviço é uma demonstração do compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a equidade na saúde, atendendo quem mais precisa de maneira humanizada”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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