Connect with us

Cuiabá

Consultório na Rua realiza quase 6 mil atendimentos para a população de rua no primeiro semestre

Publicado

em

No primeiro semestre deste ano, o Consultório na Rua em Cuiabá desempenhou um papel fundamental na oferta de serviços de saúde à população em situação de rua, alcançando quase 6000 atendimentos. Instituído pela Portaria nº 122 de 25 de janeiro de 2011, como parte da Política Nacional de Atenção Básica, esse programa visa atender de forma ampliada e oportuna aqueles em vulnerabilidade social, incluindo usuários de álcool e outras drogas.

Dividido em duas equipes itinerantes, o Consultório na Rua realiza os atendimentos de segunda a sexta-feira, adaptando-se aos horários e locais da população em situação de rua. Nos seis primeiros meses deste ano, a Equipe Luz realizou 2518 atendimentos, dos quais 389 foram odontológicos, enquanto a Equipe Novo Amanhecer realizou 3469 atendimentos, incluindo 339 consultas odontológicas.

Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Leandra Melo, os pontos de atendimento variam semanalmente, cobrindo áreas como Albergue Porto, Centro Pop, Beco do Candeeiro e outros locais estratégicos espalhados pela cidade, como viadutos e praças. “Essa flexibilidade permite que as equipes atuem onde há maior demanda, colaborando frequentemente com unidades básicas de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e serviços de urgência e emergência”, revelou a coordenadora.

Além dos cuidados diretos com a saúde física e bucal, o Consultório na Rua realiza ações integradas, visando não apenas tratamento, mas também a reintegração social e o suporte psicológico necessários para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.

Para o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, o programa é essencial para garantir o acesso à saúde para estas pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. “O Consultório na Rua é fundamental para garantir que a população em situação de rua tenha acesso aos cuidados de saúde de forma digna e eficiente. Com as duas equipes que atuam no programa, conseguimos oferecer atendimento médico e odontológico diretamente nos locais onde essas pessoas estão, rompendo barreiras e promovendo a inclusão social. Este serviço é uma demonstração do compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a equidade na saúde, atendendo quem mais precisa de maneira humanizada”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora