Segundo Danyela, Campos de Júlio está em processo de construção de um espaço próprio dedicado à reabilitação. “Hoje nosso espaço funciona em um prédio alugado e aqui estamos tendo a oportunidade de verificar a disposição dos equipamentos e conferir como os serviços são prestados”, o que conforme a secretária, auxiliará no processo de estruturação do espaço próprio de Campos de Júlio.

Acompanhando a visita, o coordenador de Atenção Secundária de Sorriso, Matheus Leandro Freiria, detalha que o trabalho prestado no Renascer é voltado ao tratamento de traumas pós-operatórios, prevenção e promoção à saúde já que muitos dos atendimentos realizados no local são em decorrência de acidentes de trânsito. “Também atendemos sequelas de acidentes domésticos e de enfermidades; nossa equipe está preparada para atender com dedicação e agilidade todas as situações”, acrescenta.

Hoje o Renascer da área central conta com uma equipe técnica multiprofissional composta por 16 fisioterapeutas, uma assistente social, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, dois fonoaudiólogos, dois administrativos, duas zeladoras, um motorista para a van adaptada e um motorista para atendimento domiciliar. Além disso, o Centro oferta atendimento com fonoaudióloga e fisioterapeuta com suporte domiciliar para pacientes acamados.

Matheus destaca que como em todo e qualquer atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento do Renascer de Sorriso tem como porta de entrada o Programa de Saúde da Família (PSF). A partir do atendimento no PSF é que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para acompanhamento e novos atendimentos, de acordo com a avaliação do médico responsável. “E nossa recomendação segue sendo sempre a mesma: precisou de cuidados médicos, procure o PSF mais próxima de sua residência”, ressalta Matheus.

Vale lembrar que além de atender na sede do Município, em Sorriso o Renascer tem extensões nos distritos de Boa Esperança e Primavera. Somados com a equipe da área central, somente em relação aos fisioterapeutas, são 19 profissionais que atuam nos três ambientes, além de prestar atendimento domiciliar e de hidroterapia. Em Boa Esperança há ainda a presença de uma fonoaudióloga em tempo integral, juntos, os profissionais de diversas áreas da saúde, como fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem e serviço social, buscam ofertar atendimento de reabilitação com qualidade à população dos distritos e do centro.