Connect with us

Cuiabá

Conselho Municipal da Previdência recebe certificação profissional e fortalece gestão do Cuiabá-Prev

Publicado

em

Membros do Conselho Municipal da Previdência Social de Cuiabá receberam, neste mês de julho, certificação profissional garantida por meio de avaliação do Instituto Totum. No total, seis representantes do órgão colegiado participaram e foram aprovados no processo que tem o reconhecimento legal do Ministério da Previdência.

O Conselho é formado por 18 membros, sendo 9 titulares e 9 suplentes. A previsão é de que, até o fim deste ano, todos passem pela avaliação e sejam certificados. A conquista do documento vai além do papel e representa, na prática, a profissionalização daqueles que atuam nas atividades deliberativas, consultivas e fiscalizadoras da previdência municipal.

Antes da certificação, os membros participaram de ações de qualificação, aprimorando suas habilidades e conhecimentos. As capacitações ocorreram em parceria com a Associação de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios Matogrossenses (Apremat) e Consórcio Público Intermunicipal dos Regimes Próprios dos Municípios Mato-grossense (Consprev).

“O Cuiabá-Prev tem nos proporcionado o avanço na capacitação. Com isso, já nesta primeira etapa, conseguimos cumprir a meta de ter pelo menos 60% do Conselho certificado. Agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro, que está ao nosso lado, dando condições para que possamos ajudar na boa gestão dos recursos”, comenta a presidente do Conselho, Neila Prado.

Além do Conselho, o secretário-adjunto de Previdência Social, Fernando de Oliveira, e membros do Comitê de Investimentos também possuem certificações importantes para o bom funcionamento do Cuiabá-Prev. A profissionalização é um compromisso da gestão Emanuel Pinheiro, visando garantir a alta qualidade e segurança nos serviços prestados aos segurados.

“Todas essas certificações são extremamente significativas para o órgão, pois buscamos constantemente elevar o padrão de atendimento e a qualidade das ações que desenvolvemos. É uma política contínua, implantada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que aprimora o funcionamento do Cuiabá-Prev”, pontua o secretário-adjunto.

CUIABÁ-PREV REFERÊNCIA

O modelo de gestão do Cuiabá-Prev tem se consolidado como uma referência para outras entidades previdenciárias municipais, estaduais e nacionais. Recentemente, por meio da Diretoria Especial de Investimento, o órgão conquistou o selo do Instituto Totum, que é uma exigência para profissionais que atuam na área previdenciária.

Do mesmo modo, a previdência municipal possui certificações nacionais por preencher requisitos de gestão de qualidade. Estão entres elas: o Selo ISO 9001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e o Pró-Gestão do Ministério da Previdência Social, por meio do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil).

Somado a isso, o Conselho Municipal Previdenciário recebeu, por três anos consecutivos, o Selo Conselho Transparente, outorgado pela Controladoria Geral do Município. A premiação é responsável por atestar a conformidade com a transparência pública, beneficiando o servidor, o Poder Público, e toda sociedade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora