Connect with us

BRASIL

Conheça todas as aranhas perigosas do Brasil – incluindo a mais venenosa do mundo

Publicado

em

Aranha armadeira é uma das mais perigosas do Brasil
Flickr – Pedro Rocha

Aranha armadeira é uma das mais perigosas do Brasil


Todas as aranhas são peçonhentas. Porém, na maioria delas, o veneno é inofensivo para os humanos, ou faz bem pouco mal.

Mas não é segredo que elas também podem ser bastante perigosas. Aranhas com venenos nocivos ao ser humano podem causar diversos problemas de saúde temporário ou duradouros, e podem inclusive levar à morte.

Saber identificar e evitar aranhas é essencial, e por isso, conhecê-las também. Entender as características e perigos das aranhas mais comuns no Brasil é fundamental para a convivência segura.

Tome medidas de precaução, como sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, especialmente em áreas podem estar presentes. A educação e o conhecimento são as melhores defesas contra encontros indesejados com esses aracnídeos!

Uma das aranhas mais perigosas do mundo – considerada por boa parte dos especialistas a com o veneno mais nocivo – é, inclusive, brasileira.

Temos, ao todo, três espécies perigosas no Brasil: armadeira, aranha-marrom e viúva-negra. Aprenda mais sobre elas abaixo

Aranha Armadeira (Phoneutria spp.)

Aranha armadeira é uma das mais perigosas do Brasil
Instituto Butantan

Aranha armadeira é uma das mais perigosas do Brasil


  • Descrição : A aranha armadeira é uma das mais temidas no Brasil devido ao seu veneno potente e comportamento agressivo. A principal característica dela é erguer-se nas patas traseiras antes de atacar. Mede entre sete e 15 centímetros.
  • Distribuição : Encontrada em diversas regiões do país, especialmente na Amazônia e em áreas urbanas. Gosta de lugares secos e, como não faz teias, protegidos. É principalmente encontrada em bananeiras, dentro de sapatos, e entre cobertores e cortinas.
  • Perigos e sintomas: Seu veneno pode causar intensa dor, além de sintomas como vômitos, taquicardia e até paralisia temporária e morte em casos graves.

Viúva-negra (Latrodectus spp.)

Aranha viúva-negra
WikiCommons

Aranha viúva-negra


  • Descrição : Reconhecida pelo corpo negro brilhante com marcações vermelhas no abdômen. O desenho parece uma ampulheta.
  • Distribuição: Presente em todo o Brasil, especialmente em locais escuros e úmidos.
  • Perigos e sintomas: Seu veneno neurotóxico pode causar dor intensa, espasmos musculares e em casos raros, complicações mais severas.

Aranha-marrom (Loxosceles spp.)

Aranha marrom'
WikiCommons

Aranha marrom’


  • Descrição : Conhecida por sua coloração marrom e hábitos noturnos. Existem mais de seis espécies de aranha marrom. No geral, elas são pequenas (cerca de três centímetros) e bastante difíceis de identificar. A ideia é ficar longe de qualquer aranha com essas características.
  • Distribuição: Encontrada em áreas urbanas e rurais, escondendo-se em lugares como sapatos e roupas. É a aranha mais comum do Brasil, e a mais propensa a causar acidentes por viver em ambientes urbanos.
  • Perigos e sintomas : Seu veneno pode causar necrose na área da picada, além de sintomas sistêmicos como febre e mal-estar.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora