Connect with us

BRASIL

Conheça todas as aranhas perigosas do Brasil – incluindo a mais venenosa do mundo

Publicado

em

Aranha armadeira é uma das mais perigosas do Brasil
Flickr – Pedro Rocha

Aranha armadeira é uma das mais perigosas do Brasil


Todas as aranhas são peçonhentas. Porém, na maioria delas, o veneno é inofensivo para os humanos, ou faz bem pouco mal.

Mas não é segredo que elas também podem ser bastante perigosas. Aranhas com venenos nocivos ao ser humano podem causar diversos problemas de saúde temporário ou duradouros, e podem inclusive levar à morte.

Saber identificar e evitar aranhas é essencial, e por isso, conhecê-las também. Entender as características e perigos das aranhas mais comuns no Brasil é fundamental para a convivência segura.

Tome medidas de precaução, como sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, especialmente em áreas podem estar presentes. A educação e o conhecimento são as melhores defesas contra encontros indesejados com esses aracnídeos!

Uma das aranhas mais perigosas do mundo – considerada por boa parte dos especialistas a com o veneno mais nocivo – é, inclusive, brasileira.

Temos, ao todo, três espécies perigosas no Brasil: armadeira, aranha-marrom e viúva-negra. Aprenda mais sobre elas abaixo

Aranha Armadeira (Phoneutria spp.)

Aranha armadeira é uma das mais perigosas do Brasil
Instituto Butantan

Aranha armadeira é uma das mais perigosas do Brasil


  • Descrição : A aranha armadeira é uma das mais temidas no Brasil devido ao seu veneno potente e comportamento agressivo. A principal característica dela é erguer-se nas patas traseiras antes de atacar. Mede entre sete e 15 centímetros.
  • Distribuição : Encontrada em diversas regiões do país, especialmente na Amazônia e em áreas urbanas. Gosta de lugares secos e, como não faz teias, protegidos. É principalmente encontrada em bananeiras, dentro de sapatos, e entre cobertores e cortinas.
  • Perigos e sintomas: Seu veneno pode causar intensa dor, além de sintomas como vômitos, taquicardia e até paralisia temporária e morte em casos graves.

Viúva-negra (Latrodectus spp.)

Aranha viúva-negra
WikiCommons

Aranha viúva-negra


  • Descrição : Reconhecida pelo corpo negro brilhante com marcações vermelhas no abdômen. O desenho parece uma ampulheta.
  • Distribuição: Presente em todo o Brasil, especialmente em locais escuros e úmidos.
  • Perigos e sintomas: Seu veneno neurotóxico pode causar dor intensa, espasmos musculares e em casos raros, complicações mais severas.

Aranha-marrom (Loxosceles spp.)

Aranha marrom'
WikiCommons

Aranha marrom’


  • Descrição : Conhecida por sua coloração marrom e hábitos noturnos. Existem mais de seis espécies de aranha marrom. No geral, elas são pequenas (cerca de três centímetros) e bastante difíceis de identificar. A ideia é ficar longe de qualquer aranha com essas características.
  • Distribuição: Encontrada em áreas urbanas e rurais, escondendo-se em lugares como sapatos e roupas. É a aranha mais comum do Brasil, e a mais propensa a causar acidentes por viver em ambientes urbanos.
  • Perigos e sintomas : Seu veneno pode causar necrose na área da picada, além de sintomas sistêmicos como febre e mal-estar.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora