Connect with us

BRASIL

Conheça Adélia Prado, vencedora do Prêmio Camões 2024

Publicado

em

Conheça Adélia Prado, vencedora do Prêmio Camões 2024
Redação GPS

Conheça Adélia Prado, vencedora do Prêmio Camões 2024

Adélia Prado, 88 anos, mineira de Divinópolis e renomada poetisa brasileira, conquistou o Prêmio Camões 2024, a mais prestigiosa honraria da língua portuguesa. Este prêmio busca reconhecer autores que enriqueceram o patrimônio literário e cultural da língua. Este mês, a escritora também foi premiada com o Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras (ABL), celebrando o conjunto da sua obra.

Adélia Prado iniciou no cenário literário em 1975, quando enviou seus poemas a Carlos Drummond de Andrade. Impressionado, Drummond encaminhou os poemas para a Editora Imago, resultando na publicação de ‘Bagagem’. O livro chamou a atenção da crítica e marcou o início de sua carreira.

Em 1978, Prado escreveu ‘O Coração Disparado’, obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura. Nos anos seguintes, ela explorou a prosa com ‘Solte os Cachorros’ (1979) e ‘Cacos para um Vitral’ (1980), se consolidando como uma das maiores escritoras do País.

A poetisa, professora, filósofa, romancista e contista é uma figura central do modernismo brasileiro. Considerada a maior poetisa viva do Brasil, e licenciada em filosofia, exerceu o magistério por 24 anos antes de se dedicar integralmente à escrita. Adélia Prado tornou-se a terceira escritora brasileira, e a primeira mineira, a vencer o Prêmio Camões em seus 35 anos de história.

The post Conheça Adélia Prado, vencedora do Prêmio Camões 2024 first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora