Desde que chegou a Diamantino a vida de Wellyngton Conthenem Silva, de 28 anos, mudou completamente. O jovem que é natural do Maranhão, descobriu sua paixão pelas artes marciais, em específico o Muay Thai e o kickboxing, modalidades esportivas que competirá ainda este ano no PanAmerican Cup, no Paraná, e em 2024 em uma competição mundial na Tailândia.
A determinação é a palavra que define sua trajetória nos esportes. Embora desde novo imerso na capoeira ainda no estado do Maranhão, foi quando chegou ao Mato Grosso que o jovem atleta conheceu o Muay Thai e o kickboxing e começou, tempos depois, a competir profissionalmente.
“A minha origem vem da capoeira ainda no estado do Maranhão, mas tem oito anos que eu moro em Diamantino e foi aqui que eu conheci amigos que me apresentaram o Muay Thai e Kickboxing. Após conhecer o esporte e ter gostado eu ganhei uma bolsa para poder treinar.”
O atleta ainda lembra que teve facilidade com os esportes e que não demorou muito para começar a competir profissionalmente. “Eu sempre tive uma facilidade com as artes marciais e ao conhecer o Muay Thai e Kickboxing logo comecei a competir nas duas modalidades, ainda de forma iniciante, mas foi em 2023 que eu foquei para lutar e ser um atleta de alto rendimento.”
Ele conta que durante sua trajetória já acumula mais de 30 medalhas. “Eu já ganhei mais de 30 medalhas neste período competindo e somente neste ano foram mais de 15 lutas nas duas modalidades sem sofrer nenhuma derrota.”
Em todas as suas lutas Wellyngton afirma que sempre que entra no tatame é com muita determinação. Todo esse esforço e dedicação fez o atleta conseguir uma vaga para os e para o mundial que acontecerá na Tailândia, em 2024.
“Na competição na Copa Brasil eu conquistei uma vaga para o PanAmerican Cup que vai acontecer em dezembro, é uma alegria ter essa oportunidade de competir em um evento multiesportivo.”
O atleta conta ainda como conseguiu uma vaga para competir na Tailândia. “Foi em uma competição em Porto Alegre que eu conquistei um lugar para competir no mundial que vai ser na Tailândia em 2024. Eu vou ofertar o meu melhor nessas lutas e espero sair de lá campeão, estou representando o Brasil e também Diamantino com muita honra.”
Wellyngton Conthenem deixa uma mensagem para os jovens que queiram praticar artes marciais e competir profissionalmente.
“Você nunca deve desistir e abaixar a cabeça por mais que enfrente dificuldade e eu sei que não é fácil, mas é preciso seguir firme com o seu propósito. Garra e determinação é necessário, tudo é possível, quando eu comecei também não acreditavam em mim, e agora eu vou competir do outro lado do mundo.”
O atleta finaliza agradecendo as pessoas que sempre apoiaram. “Agradeço a minha mãe, vó, meus parentes e mestres que estão sempre me deixando cada dia melhor, me apoiando e ensinando, agradeço também o prefeito, Dr. Manoel pelo apoio e por sempre incentivar a me manter firme no esporte.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT