Connect with us

Diamantino

Conheça a história do atleta destaque de Diamantino que participará do campeonato mundial de artes marciais na Tailândia

Publicado

em

Desde que chegou a Diamantino a vida de Wellyngton Conthenem Silva, de 28 anos, mudou completamente. O jovem que é natural do Maranhão, descobriu sua paixão pelas artes marciais, em específico o Muay Thai e o kickboxing, modalidades esportivas que competirá ainda este ano no PanAmerican Cup, no Paraná, e em 2024 em uma competição mundial na Tailândia.

A determinação é a palavra que define sua trajetória nos esportes. Embora desde novo imerso na capoeira ainda no estado do Maranhão, foi quando chegou ao Mato Grosso que o jovem atleta conheceu o Muay Thai e o kickboxing e começou, tempos depois, a competir profissionalmente.

“A minha origem vem da capoeira ainda no estado do Maranhão, mas tem oito anos que eu moro em Diamantino e foi aqui que eu conheci amigos que me apresentaram o Muay Thai e Kickboxing. Após conhecer o esporte e ter gostado eu ganhei uma bolsa para poder treinar.”

O atleta ainda lembra que teve facilidade com os esportes e que não demorou muito para começar a competir profissionalmente. “Eu sempre tive uma facilidade com as artes marciais e ao conhecer o Muay Thai e Kickboxing logo comecei a competir nas duas modalidades, ainda de forma iniciante, mas foi em 2023 que eu foquei para lutar e ser um atleta de alto rendimento.”

Ele conta que durante sua trajetória já acumula mais de 30 medalhas. “Eu já ganhei mais de 30 medalhas neste período competindo e somente neste ano foram mais de 15 lutas nas duas modalidades sem sofrer nenhuma derrota.”

Em todas as suas lutas Wellyngton afirma que sempre que entra no tatame é com muita determinação. Todo esse esforço e dedicação fez o atleta conseguir uma vaga para os e para o mundial que acontecerá na Tailândia, em 2024.

“Na competição na Copa Brasil eu conquistei uma vaga para o PanAmerican Cup que vai acontecer em dezembro, é uma alegria ter essa oportunidade de competir em um evento multiesportivo.”

O atleta conta ainda como conseguiu uma vaga para competir na Tailândia. “Foi em uma competição em Porto Alegre que eu conquistei um lugar para competir no mundial que vai ser na Tailândia em 2024. Eu vou ofertar o meu melhor nessas lutas e espero sair de lá campeão, estou representando o Brasil e também Diamantino com muita honra.”

Wellyngton Conthenem deixa uma mensagem para os jovens que queiram praticar artes marciais e competir profissionalmente.

“Você nunca deve desistir e abaixar a cabeça por mais que enfrente dificuldade e eu sei que não é fácil, mas é preciso seguir firme com o seu propósito. Garra e determinação é necessário, tudo é possível, quando eu comecei também não acreditavam em mim, e agora eu vou competir do outro lado do mundo.”

O atleta finaliza agradecendo as pessoas que sempre apoiaram. “Agradeço a minha mãe, vó, meus parentes e mestres que estão sempre me deixando cada dia melhor, me apoiando e ensinando, agradeço também o prefeito, Dr. Manoel pelo apoio e por sempre incentivar a me manter firme no esporte.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora