Connect with us

MATO GROSSO

Confira o horário de funcionamento dos museus do Governo de MT para o final de ano

Publicado

em

Os museus da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) estarão abertos para visitação neste final do ano. As exceções de abertura ocorrem nos feriados de Natal e Ano Novo, e datas próximas, a depender do equipamento cultural. Confira o horário de funcionamento dos museus.

Museu Residência dos Governadores

O Museu Residência dos Governadores estará aberto de segunda a sexta, das 9h até às 17h00. No entanto, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro de 2025, o museu estará fechado devido aos feriados e pontos facultativos.

O acervo é composto por peças de mobiliário, louças, pratarias e objetos decorativos que oportunizam uma viagem pela história da política do Estado.

A maioria dos itens foi adquirida ainda na década de 1940 por Maria Ponce de Arruda Muller, esposa do interventor Júlio Muller, que governou o Estado de 1937 a 1945.

Museu de História Natural

Já no Museu de História Natural, a programação ocorre de quarta-feira até domingo, das 8h até às 18h. As exceções ocorrem nos feriados das quartas-feiras (25.12 e 01.12), enquanto que, nos dias posteriores, nas quintas-feiras (26.12 e 02.01), o museu estará aberto a partir das 13h.

No local, o visitante poderá visualizar exposições de arqueologia e paleontologia. A exposição paleontológica apresenta fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica durante as eras geológicas. A exposição arqueológica conta a história da humanidade por meio de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais.

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso estará aberto de quarta-feira até domingo, das 09 até as 18h, e fechado nos feriados das quartas-feiras (25.12 e 01.12).

O museu reúne diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa.

O espaço ainda apresenta a sala do Santo Papa João Paulo II que contém, além de fotos que registram momentos importantes de sua vida, a vestimenta e objetos litúrgicos utilizados pelo Papa durante sua visita a Cuiabá.

Serviço:

Museu Residência dos Governadores – Programação final do ano
Dias abertos para visitação: De segunda-feira a sexta, das 09h até às 17h30
Dias fechados: Terça-feira (24.12), quarta-feira (25.12); terça-feira (31.12) e quarta-feira (01.12)

Museu de História Natural – Programação final do ano
Dias abertos para visitação: De quarta-feira até domingo, das 8h até às 18h
Dias fechados: Quartas-feiras (25.12 e 01.12)

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – Programação final do ano
Aberto para visitação: Quarta-feira até domingo, das 09 até às 18h
Dias fechados: Quartas-feiras (25.12 e 01.12).

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Comitê do Fogo realiza palestras e mesa redonda sobre combate a incêndios em 2024

Publicado

em

Por

O Comitê Estadual de Gestão de Fogo realizou, nesta quinta-feira (19.12) e sexta-feira (20.12), uma série de palestras, mesa redonda e debates com objetivo de promover análises sobre a temporada de incêndios florestais em 2024 e discutir perspectivas para 2025. O evento teve a participação de especialistas de órgãos que compõem o Comitê do Fogo e Instituições convidadas.

“Já se esperava que o ano de 2024 seria um ano atípico. A seca estava muito avançada e isso fez com que o Estado tivesse recorde de focos de calor, porém não tivemos um número de incêndios tão alto. Hoje, o Governo de Mato Grosso é um modelo de execução de política pública no combate aos incêndios. Nossa plataforma de monitoramento é exemplo, porém as condições climáticas têm nos mostrado que temos que nos preparar cada vez melhor”, destacou o presidente do Comitê Estadual de Gestão do Fogo e secretário Executivo de Estado de Meio Ambiente, Alex Marega.

Uma das ações do Estado para aumentar a coordenação no combate ao fogo foram as reuniões semanais na Sala de Situação, localizada no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), para fortalecimento do monitoramento, prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais. Participaram das reuniões órgãos do Governo Federal, Estadual e municipais, além do setor privado.

“A integração dos órgãos é muito importante para o sucesso das ações. A abertura das estradas e equipamentos pesados que a Sinfra disponibilizou para que os bombeiros pudessem chegar até os incêndios foi fundamental. Para o ano que vem, é preciso trabalhar a questão dos investimentos. Este ano tivemos um ano mais seco que 2020, mas com bem menos incêndios pelo preparo que foi feito. Estamos todos falando a mesma linguagem e temos que continuar assim”, avaliou o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlos Avallone.

O secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo e mediador do evento, coronel do Corpo de Bombeiros, Dércio Santos da Silva, destacou as vantagens da reunião das entidades como fortalecimento das parcerias, compartilhamento de experiência e desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências de boas práticas.

“Foram dois dias intensos de avaliações, reflexões, aprendizados e perspectivas. Na avaliação das ações, praticamos a identificação e mitigação de vulnerabilidade, as melhorias e inovações para prevenção e combate a incêndios nas áreas de gestão e tecnologia, otimização de recursos humanos e materiais, envolvimento de lideranças locais e preservação de ecossistemas”, apontou.

A analista ambiental da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Danny Moraes, apresentou a Palestra “Fauna Silvestre Desafios e Perspectivas” e mostrou os empreendimentos para receber animais vítimas das queimadas.

“Nosso objetivo é que, com os cuidados e reabilitação de animais silvestres vítimas de queimadas, eles possam voltar a natureza. A alimentação, por exemplo, é muito importante, com atenção para alimentos que ele possa encontrar no seu habitat natural em vida livre, assim como as capacitações contínuas e a diminuição do tempo resposta que conseguimos com os voluntários e veterinários contratados”, apontou.

Participaram também das palestras e mesas redondas, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), militares do Corpo de Bombeirs de Mato Grosso do Sul, representantes do Instituto SOS Pantanal e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora