Sinop

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne participantes para buscar avanços nas políticas públicas

Publicado

em

Reunindo cerca de 100 participantes no auditório da APAE, A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, debateu os principais desafios ainda enfrentados pelo público, no âmbito social, familiar, escolar, mercado de trabalho e todos setores da sociedade. O evento foi preparado para discutir o rumo das políticas públicas que amparam e garantem os direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

Ouvir a comunidade para encontrar soluções que promovam acessibilidade e garantam o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência é um dos compromissos da Prefeitura Municipal. “Hoje é um momento para discutirmos ações que irão efetivar o direito das pessoas com deficiência, construir propostas que serão levadas à conferência estadual e posteriormente a federal. Daqui de Sinop pode surgir uma grande ação que irá realmente transformar vidas. O município tem atuado para fortalecer a causa, recentemente fizemos o banho assistido, fizemos adequações em nossos prédios públicos, para que haja acessibilidade, estamos sempre buscando melhorar os atendimentos. Sinop é uma cidade que cresce muito e também precisamos avançar nas políticas públicas para as pessoas com deficiência e proporcionar a elas total inclusão na nossa sociedade”, pontuou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.

O debate da III Conferência também reflete nas políticas públicas da educação. “Em termos de realidade educacional hoje a sobrecarga está grande dentro do espaço da sala de aula, tendo em vista o aumento do número de alunos com deficiência. Fica aqui a nossa reflexão referente a discussão de hoje, que possamos enquanto município realmente fazer a diferença e levar as demandas de Sinop a nível estadual e federal, para que venha acompanhar a realidade dos municípios”, relatou a secretária da pasta, Sandra Donato.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) destaca que os debates públicos representam o início das transformações sociais. “As soluções partem da sociedade, das necessidades da sociedade, a partir das ideias de pessoas que de repente não conseguem ir diretamente num órgão federal ou estadual levar sua demanda. É através deste momento de debate, que ela apresenta suas dificuldades ou soluções, a partir das conferências”, ressaltou Ivan Coser.

A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Regina Gonzales, agradeceu a presença dos participantes. “É com muita alegria que estamos hoje cedendo nosso espaço para refletirmos sobre acessibilidade da pessoa com deficiência. Agradeço a todos por permitirem que fosse aqui na nossa casa a realização desse grande evento. Quero agradecer também a todos os professores que aqui estão e pais de alunos, para que possamos juntos construir a inclusão”, declarou.

Estiveram presentes membros de entidades como Associação dos Deficientes Físicos de Sinop (ADEFIS), Associação Dos Deficientes Visuais E Amigos De Sinop (ADEVAS), Associação de Amigos do Autista de Sinop (AMA), APAE e outras, bem como representantes das secretarias de Saúde e Educação.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Copyright © 2022 Oeste News