Sinop

Conferência Municipal de Assistência Social reúne comunidade e debate sugestões de melhorias para os serviços

Publicado

em

Mais de 100 usuários dos serviços da Assistência Social de Sinop participaram da Conferência Municipal de Assistência Social, nesta sexta-feira (7). O evento ocorreu no Clube dos Idosos São Francisco e reuniu a população atendida nos CRAS e CREAS, as equipes técnicas das unidades de Proteção Social Básica e Especial, bem como do Cadastro Único, e o Conselho Municipal de Assistência Social, para debater o tema central do evento “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, e para reunir sugestões de melhorias e políticas públicas que serão levadas à nível estadual e federal.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, ressaltou a importância do encontro. “A Conferência Municipal é um evento que promove o debate sobre o que pode ser melhorado dentro da política de assistência e do SUAS. Eu fico muito feliz enquanto gestora da secretaria, pela ampla participação da população e principalmente em saber que a gestão do prefeito Roberto Dorner já tem caminhado rumo ao que a população anseia. Estamos em processo para licitação de um CRAS na região do Nico Baracat, que vai atender grande parcela da sociedade e de mudança do CREAS para um local mais adequado, até que se construa uma nova unidade, pois isso também está no plano de governo do prefeito. Recentemente também passamos a atender através de uma nova unidade que é o Centro de Convivência Dona Zezé, nossa nova unidade lá na região dos Vilas”, detalhou.

A moradora do bairro Gente feliz, dona Maria Martins, é atendida pelo CRAS Palmeiras, hoje na Conferência ela relatou alguns dos seus desejos de melhorias para o Sistema único de Assistência Social (SUAS). “Eu queria ter um CRAS lá do outro lado da BR, na minha comunidade, lá está crescendo muito. Acho que precisa se criar novos CRAS para facilitar para população, afinal de contas Sinop está imensa. Acho que são os pontos fundamentais”, considerou. Entre os principais desejos reivindicados pelos usuários durante as pré-conferências, realizadas em junho, e que foram apresentados hoje, estão a ampliação dos serviços ofertados, mais unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), mais profissionais, entre outros aperfeiçoamentos.

Outro ponto destacado pela secretária foi o aumento de profissionais qualificados na equipe técnica. “Agora falando sobre concurso público, que é uma prioridade para gestão, porém até que isso aconteça, nós já estamos trabalhando com um quadro de 21 servidores novos na área de psicologia e assistência social, que foram contratados através do seletivo feito justamente para ampliar o número de servidores e atender de maneira mais adequada a população”, completou a secretária.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Damaris Bento, a Conferência tem o objetivo de apontar quais caminhos devem ser seguidos para que haja avanço na política de Assistência Social do município e ainda, a possibilidade de atender cada vez mais famílias que precisam desses serviços. “Hoje nós estamos discutindo os cinco principais eixos (Eixo 1 – Financiamento; Eixo 2 – Controle Social; Eixo 3 – Articulação entre segmentos; Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos; Eixo 5 – Benefício e transferência de renda) que também serão discutidos a nível estadual e federal. Então todas as propostas de políticas para melhoria do atendimento dos usuários e para os técnicos serão discutidas aqui no município e direcionadas ao estado, posteriormente”, relatou a presidente.

Atendida pelo CRAS Paulista, dona Maria Aparecida Perez também participou da Conferência e apresentou as melhorias que deseja para o SUAS. “Tem pouco tempo que estou participando, mas para mim está sendo muito bom e eu acho que precisa ter mais atividades no CRAS, tanto para as crianças quanto para os adultos e jovens. Estou aqui hoje para dar mais força para a Assistência Social, para incentivar mais, eu acho que quanto mais a gente se unir, teremos mais forças”, completou.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Copyright © 2022 Oeste News