Connect with us

Cuiabá

Conferência Municipal da Assistência Social resulta em propostas para garantir o avanço no atendimento aos cidadãos

Publicado

em

As propostas discutidas e aprovadas em plenária durante a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cuiabá realizada nos dias 14 e 15 de junho serão apresentadas na etapa estadual, prevista para 4 a 6 de outubro. O tema desse ano foi a “Reconstrução do Sistema único de Assistência Social: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e o lema ‘Assistência social é direito inalienável do cidadão e dever intransferível do Estado’.

Na ocasião, os delegados e convidados debateram sobre o financiamento, controle social, articulação intersetorial, serviços, programas, benefícios e transferência de renda na realidade concreta do Município, Estado e União. “Cumprimos a missão do processo conferencial no município com êxito, a presença da população com suas demandas, principalmente os representantes da população de rua marcou a conferência’, disse a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Joyce dos Santos.

Por unanimidade, a garantia de 15% da receita líquida para a política pública, ampliação da infraestrutura das unidades socioassistenciais e dos servidores, acesso a moradia popular e benefícios eventuais, especialmente cestas básicas e dentre outros foram as principais demandas apontadas.

No âmbito de propostas para o Estado se evidenciou a necessidade de garantir articulação dos programas de transferência de renda. Para a União, tratou-se da retomada de todos os serviços presenciais do INSS, considerando elevada demanda por orientações dos benefícios previdenciários e assistenciais nos Centros de Referência de Assistência Social- Cras.

Além disso, foram eleitos os delegados e delegadas governamentais e da sociedade civil, ao todo doze representantes defenderam as demandas da capital na conferência estadual de assistência social prevista de 4 a 6 de outubro. Já a conferência nacional ocorrerá de 5 a 8 de dezembro em Brasília.
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social através da Resolução Conjunta de nº 076 de 21 de junho de 2023 com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O CMAS agora encaminhará as deliberações ao prefeito, secretária, câmara para conhecimento e providências.

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cuiabá é um grande movimento social e político em defesa da Assistência Social enquanto Política de Seguridade Social não contributiva, direito do cidadão e dever do Estado, conforme assegurado nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal de 1988.

“É a reafirmação do pacto social conforme a Constituição Federal de 1988, com a afirmação das responsabilidades do Estado como legítimo representante do interesse público; o reconhecimento da solidariedade social como elo da conexão de interesses coletivos e a proteção social, consignadora de uma agenda de direitos sociais, independentemente de sua participação direta no mercado de trabalho; a participação nos processos de formulação e controle social das ações governamentais”, finalizou Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro edita decreto e determina secretário de Governo para coordenar equipe de transição da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou o Decreto Municipal nº 10.596, nesta quinta-feira, 7 de novembro, na edição suplementar da Gazeta Municipal instituindo a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá (CTM/CBA) para a gestão que iniciará no dia 1º de janeiro de 2025.

A coordenação geral será realizada pelo secretário de Governo, Júnior Leite. A equipe será composta ainda pelo procurador-geral, Benedicto Miguel Calix Filho, pelo contador-geral do Município, Éder Galiciani; pelo controlador-geral do Município, Hélio Santos; pela secretária municipal de Educação, Edilene Souza Machado; pelo secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira; pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Silveira Samaniego; pela secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes; pela secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Aparecida de Oliveira Barbosa.

“Tão importante quanto a realização de uma eleição justa e transparente é o processo que se segue à definição dos resultados: a transição de governo. A formação de uma equipe de transição é um passo indispensável para assegurar uma mudança de administração que seja harmoniosa, eficiente e que respeite a continuidade das políticas públicas essenciais para a população”, avaliou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

De acordo com Art. 1º do Decreto, a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá – CTM/CBA, com o objetivo de, junto aos órgãos e entidades correspondentes da Administração Pública Municipal, colher, guardar, analisar e apresentar os documentos elencados no artigo 5º da Resolução nº 19/2016 – TP do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT ao candidato eleito ao mandato de Prefeito do Município de Cuiabá.

Conforme parágrafo único, também poderá solicitar outros documentos que lhe convier para se concretizar uma justa, democrática e transparente transição de mandato.

A equipe de transição será responsável por esclarecer dúvidas e prestar todo o suporte necessário para que a equipe da próxima administração tenha pleno acesso às informações do Município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora