A 10ª Conferência Estadual de Saúde em Mato Grosso, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do Conselho Estadual de Saúde (CES), inicia nesta terça-feira (23.05), das 15h30 às 21h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A conferência segue até sexta-feira (26.05), com diversas programações. A expectativa é de que participem cerca de 800 pessoas, já inscritas no evento.
“Este fórum de debate é importante para o aperfeiçoamento da Saúde Pública no Estado. Acreditamos que o diálogo entre gestões é a melhor forma de aprimorar o serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou o secretário estadual de Saúde, Juliano Melo.
Entre os participantes estão delegados eleitos na etapa municipal, representante do segmento de usuário do SUS, do segmento dos trabalhadores da saúde, do Governo do Estado, dos prestadores de serviços, observadores e convidados.
Conforme a secretária executiva do Conselho Estadual, Lucia Almeida, o grupo debaterá as propostas recebidas das Conferências Municipais de Saúde para definir as diretrizes para a elaboração do Plano Plurianual de 2024-2027 da Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.
“O evento é imprescindível para o alinhamento dos trabalhos voltados à saúde em Mato Grosso. Por meio dessa conferência, os gestores e demais profissionais da área debatem amplamente os gargalos e conquistas do SUS para implementarem novas ações que resultem em serviços de qualidade para a população”, diz a gestora.
Na terça-feira (23.05), o credenciamento dos participantes inicia às 15h30 e a abertura oficial do evento será às 19h. A cerimônia contará com uma conferência magna sobre a garantia de direitos e defesa do SUS. Na cerimônia, haverá também a apresentação e homologação do Regimento Interno da 10ª Conferência Estadual de Saúde.
Entre os temas a serem debatidos durante os três dias de encontro estão “o Brasil que temos e o Brasil que queremos”; “o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” e o mote “amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
Ainda na conferência, serão realizadas a apresentação e votação das propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde e eleição de delegados para o encontro nacional.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.