Connect with us

Cuiabá

Concurso de desenho promove conscientização sobre o combate ao trabalho infantil em Cuiabá

Publicado

em

O 1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV) e o Programa Siminina, organizado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, teve início. Desde a última segunda-feira (19), as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Siminina e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão elaborando desenhos sobre a temática do trabalho infantil.

O resultado será divulgado no dia 27 de junho, e a entrega da premiação será logo em seguida, no dia 28. “Este é o primeiro concurso que tem como público-alvo os participantes de serviços e programas sociais oferecidos pela gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro. Sabemos que as crianças e os adolescentes são multiplicadores de informações, pois tudo o que aprendem nas escolas ou em atividades extracurriculares é compartilhado com suas famílias. Com isso, aumentamos ainda mais o número de pessoas que compreendem a necessidade da prevenção e combate ao trabalho infantil. O lugar de criança é na escola”, declarou a primeira-dama, Marcia Pinheiro.

Serão avaliados critérios como criatividade, originalidade, comunicabilidade e fidelidade ao tema, além da qualidade artística. Serão desclassificados os desenhos que não abordarem a temática do trabalho infantil.

Até quarta-feira (22), os desenhos confeccionados devem ser encaminhados pela coordenação da unidade para a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, na Coordenadoria de Proteção Social Básica, à Comissão Organizadora do Concurso.

Participam deste primeiro concurso de desenho as crianças inscritas nos grupos do SCFV, com idade entre 6 e 12 anos, e adolescentes com idade entre 13 e 17 anos. As meninas do Programa Siminina, com idade entre 6 e 12 anos, e adolescentes, com idade entre 13 e 15 anos, também estão incluídas em mais uma ação de mobilização popular. “Os trabalhos inscritos no concurso devem abordar obrigatoriamente a temática Trabalho Infantil, conforme categoria de faixa etária respectiva ao grupo, sob pena de eliminação do concurso”, lembrou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Cada participante poderá concorrer com apenas 1 (um) desenho. O desenho deverá ser feito em uma única folha de papel OPALINE BRANCO A4 120g/m². Para participar do concurso, o desenho deve ser elaborado com técnica livre e manual, não podendo ser impresso. O desenho deverá ser inédito e produzido individualmente pelo(a) participante, sem o auxílio de terceiros. Fica proibido apresentar desenhos com conteúdo discriminatório, preconceituoso e/ou estereotipado, cabendo à comissão organizadora definir trabalhos inapropriados para a competição.

A produção do desenho deve ser acompanhada pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Programa Siminina das unidades de Cuiabá. O desenho não poderá ser emoldurado, dobrado ou enrolado, de forma a não danificar a obra. Os desenhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta pelos profissionais de arte: Paty Wolff, Sérgio Venny e João Paulo do Carmo.

A ação integra a programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro edita decreto e determina secretário de Governo para coordenar equipe de transição da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou o Decreto Municipal nº 10.596, nesta quinta-feira, 7 de novembro, na edição suplementar da Gazeta Municipal instituindo a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá (CTM/CBA) para a gestão que iniciará no dia 1º de janeiro de 2025.

A coordenação geral será realizada pelo secretário de Governo, Júnior Leite. A equipe será composta ainda pelo procurador-geral, Benedicto Miguel Calix Filho, pelo contador-geral do Município, Éder Galiciani; pelo controlador-geral do Município, Hélio Santos; pela secretária municipal de Educação, Edilene Souza Machado; pelo secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira; pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Silveira Samaniego; pela secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes; pela secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Aparecida de Oliveira Barbosa.

“Tão importante quanto a realização de uma eleição justa e transparente é o processo que se segue à definição dos resultados: a transição de governo. A formação de uma equipe de transição é um passo indispensável para assegurar uma mudança de administração que seja harmoniosa, eficiente e que respeite a continuidade das políticas públicas essenciais para a população”, avaliou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

De acordo com Art. 1º do Decreto, a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá – CTM/CBA, com o objetivo de, junto aos órgãos e entidades correspondentes da Administração Pública Municipal, colher, guardar, analisar e apresentar os documentos elencados no artigo 5º da Resolução nº 19/2016 – TP do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT ao candidato eleito ao mandato de Prefeito do Município de Cuiabá.

Conforme parágrafo único, também poderá solicitar outros documentos que lhe convier para se concretizar uma justa, democrática e transparente transição de mandato.

A equipe de transição será responsável por esclarecer dúvidas e prestar todo o suporte necessário para que a equipe da próxima administração tenha pleno acesso às informações do Município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora