O Instituto Ciranda apresenta ao público, nesta semana, dois espetáculos musicais com ingressos solidários. Na quarta-feira (09.10), às 20h, a Orquestra CirandaMundo exibe o concerto Cenas da Noite Sertaneja. E na quinta (10.10), integrantes do Coro Cirandinha e do Coro Primeira Ciranda fazem uma apresentação especial em celebração ao Dia das Crianças.
Os espetáculos acontecem no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá, e ambos contam com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio de termo de fomento com o Instituto Ciranda.
Orquestra CirandaMundo
O concerto Cenas da Noite Sertaneja, da Orquestra CirandaMundo, faz parte da Série Araguaia, que promove encontros com artistas da música popular que atuam na noite cuiabana. Desta vez, como o nome sugere, o encontro do universo sinfônico será com a música sertaneja raiz.
A dupla Felipe e Zé Ribeiro é a convidada desta edição do projeto, que contará também com as participações especiais do Grupo TerraCord e Os Cuiabanos, dupla formada por Danillo e André.
No repertório estarão clássicos como Tristeza do Jeca, Comitiva Esperança, No Rancho Fundo, Disparada, Vaca Estrela e Boi Fubá, entre outros. Os arranjos originais, assinados por John Stuart, Joelson Conceição e Kleberson Calanca, foram produzidos sob encomenda, especialmente para a ocasião.
“Esta edição do projeto busca reunir artistas que têm trabalhos nessa linha do sertanejo raiz, com um repertório mais sensível, que retrata as sutilezas da vida diária do homem do campo”, destaca o maestro Murilo Alves.
Coro Cirandinha e Coro Primeira Ciranda
Sob a regência de Gleicy Paniago, os grupos trazem um repertório que vai da música infantil à MPB.
O Coro Cirandinha, formado por crianças de 06 a 12 anos, apresentará o musical Os Quatro Músicos, uma adaptação do conhecido conto Os Músicos de Bremen.
Já o Coro Primeira Ciranda, formado por adolescentes do Instituto Ciranda, vai interpretar canções conhecidas como Roda viva (Chico Buarque), Maria, Maria (Milton nascimento), O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), entre outras.
Ao todo, cerca de 40 crianças e adolescentes participam do espetáculo em comemoração ao Dia das Crianças. Mostrando um pouco do trabalho que vêm desenvolvendo ao longo do ano, os jovens cantores e cantoras estarão acompanhados por músicos do Instituto Ciranda na banda base.
Ingressos e Acessibilidade
Os ingressos solidários para cada espetáculo custam R$2,00 mais um quilo de alimento não perecível. O ponto de troca é a sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, localizada na rua Barão de Melgaço, número 3963, Centro Norte, em Cuiabá.
Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para pessoas com deficiência (audiodescrição e intérprete de libras).
Serviço | Espetáculos Instituto Ciranda
Orquestra CirandaMundo Concerto: Cenas da Noite Sertaneja Data: quarta-feira (09.10) Horário: 20h Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Coro Cirandinha e Coro Primeira Ciranda Espetáculo: especial Dia das Crianças Data: quinta-feira (10.10) Horário: 20h Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Até setembro de 2024, Mato Grosso tinha 1.012 trabalhadores contratados de forma intermitente ativos, quase o dobro do que foi registrado em 2023, que encerrou o ano todo com 530 postos neste modelo. Em comparação com o ano passado, o volume de contratações intermitentes é cerca de 91% maior. As informações são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
O trabalho intermitente é caracterizado pela contratação formal de trabalhadores, que têm seus direitos garantidos, mas atuam apenas sob demanda, sendo remunerados pelos dias ou horas trabalhados.
O Estado contabilizou, até setembro deste ano, 2.806 contratações intermitentes e 1.794 desligamentos – o que resultou em um saldo positivo de 1.012 vagas ativas. As informações do Novo Caged evidenciam o crescimento desse modelo de trabalho no mercado mato-grossense. Em comparação com 2023, houve um total de 3.950 admissões e 3.420 desligamentos, dando o saldo positivo de apenas 530 ao final do ano.
Os dados setoriais mostram que, em 2023, as 3.950 admissões intermitentes foram distribuídas entre os setores agropecuário (108), industrial (106), construção civil (1.542), comércio (590) e serviços (1.604). Entre as faixas etárias, destacaram-se trabalhadores de 30 a 39 anos, que preencheram 1.126 vagas; seguidos por jovens de 18 a 24 anos, com 993 vagas; e pela faixa de 25 a 29 anos, com 726. Já os trabalhadores de 40 a 49 anos ocuparam 726 vagas, enquanto os de 50 a 64 anos preencheram 318.
Já em 2024, as 2.086 admissões foram nos seguintes setores: agropecuário (98), industrial (85), construção civil (580), comércio (242) e serviços (1.801). No mesmo período, 1.755 homens e 1.051 mulheres foram admitidos como trabalhadores intermitentes. A faixa etária predominante foi novamente a de 30 a 39 anos, com 775 vagas preenchidas; seguida pelos trabalhadores de 18 a 24 anos, que ocuparam 716 vagas. A faixa de 25 a 29 anos somou 500 admissões, enquanto os trabalhadores de 40 a 49 anos preencheram 522 vagas, e os de 50 a 64 anos, 260.
O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos intermitentes, tanto em 2023 quanto em 2024, com crescimento de 12,3% nas admissões. Foram 1.604 para 1.801 de um ano para o outro. A construção civil também se destacou em ambos os anos, apesar da redução no número de admissões, de 1.542 em 2023 para 580 em 2024.
Trabalhadores com ensino médio completo lideraram as contratações no modelo intermitente em Mato Grosso nos dois anos. Em 2023, foram 2.281 admissões desse grupo, seguido por 437 trabalhadores com ensino fundamental completo e 228 com ensino superior completo. Já em 2024, o perfil de escolaridade predominante se manteve o mesmo – 1.877 admissões foram de pessoas com ensino médio, enquanto 165 vagas foram ocupadas por quem tinha ensino fundamental completo e 213 por quem tinha ensino superior completo.
Segundo o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinícius Hideki, os dados refletem um cenário de crescimento econômico e geração de empregos, especialmente em atividades relacionadas à manutenção e segurança.
“O desempenho positivo registrado pelo Novo Caged reflete um mercado de trabalho aquecido em Mato Grosso, impulsionado especialmente por setores como mercado imobiliário e construção civil. Esses segmentos têm demandado profissionais para atividades como manutenção e segurança, evidenciando o impacto direto do crescimento econômico nessas áreas”, relata Vinicius.
Para o secretário Cesar Miranda, esse crescimento reflete a solidez das políticas públicas estaduais voltadas para a geração de emprego e a retomada econômica, que têm fortalecido setores estratégicos como serviços e comércio.
“O saldo recorde de contratações intermitentes é resultado direto das ações que promovemos para fomentar o emprego e o crescimento econômico. As iniciativas do Governo de Mato Grosso voltado a qualificação profissional, aliadas ao fortalecimento de setores estratégicos, têm sido fundamentais para o sucesso desse modelo. Seguimos firmes no propósito de fazer de Mato Grosso um estado forte, próspero e com oportunidades para todos”, destaca Miranda.