Connect with us

MATO GROSSO

Concerto Cenas da Noite Sertaneja e espetáculo pelo Dia das Crianças estão na programação cultural da semana

Publicado

em

O Instituto Ciranda apresenta ao público, nesta semana, dois espetáculos musicais com ingressos solidários. Na quarta-feira (09.10), às 20h, a Orquestra CirandaMundo exibe o concerto Cenas da Noite Sertaneja. E na quinta (10.10), integrantes do Coro Cirandinha e do Coro Primeira Ciranda fazem uma apresentação especial em celebração ao Dia das Crianças.

Os espetáculos acontecem no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá, e ambos contam com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio de termo de fomento com o Instituto Ciranda.

Orquestra CirandaMundo

O concerto Cenas da Noite Sertaneja, da Orquestra CirandaMundo, faz parte da Série Araguaia, que promove encontros com artistas da música popular que atuam na noite cuiabana. Desta vez, como o nome sugere, o encontro do universo sinfônico será com a música sertaneja raiz.

A dupla Felipe e Zé Ribeiro é a convidada desta edição do projeto, que contará também com as participações especiais do Grupo TerraCord e Os Cuiabanos, dupla formada por Danillo e André.

No repertório estarão clássicos como Tristeza do Jeca, Comitiva Esperança, No Rancho Fundo, Disparada, Vaca Estrela e Boi Fubá, entre outros. Os arranjos originais, assinados por John Stuart, Joelson Conceição e Kleberson Calanca, foram produzidos sob encomenda, especialmente para a ocasião.

“Esta edição do projeto busca reunir artistas que têm trabalhos nessa linha do sertanejo raiz, com um repertório mais sensível, que retrata as sutilezas da vida diária do homem do campo”, destaca o maestro Murilo Alves.

Coro Cirandinha e Coro Primeira Ciranda


Sob a regência de Gleicy Paniago, os grupos trazem um repertório que vai da música infantil à MPB.

O Coro Cirandinha, formado por crianças de 06 a 12 anos, apresentará o musical Os Quatro Músicos, uma adaptação do conhecido conto Os Músicos de Bremen.

Já o Coro Primeira Ciranda, formado por adolescentes do Instituto Ciranda, vai interpretar canções conhecidas como Roda viva (Chico Buarque), Maria, Maria (Milton nascimento), O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), entre outras.

Ao todo, cerca de 40 crianças e adolescentes participam do espetáculo em comemoração ao Dia das Crianças. Mostrando um pouco do trabalho que vêm desenvolvendo ao longo do ano, os jovens cantores e cantoras estarão acompanhados por músicos do Instituto Ciranda na banda base.

Ingressos e Acessibilidade

Os ingressos solidários para cada espetáculo custam R$2,00 mais um quilo de alimento não perecível. O ponto de troca é a sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, localizada na rua Barão de Melgaço, número 3963, Centro Norte, em Cuiabá.

Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para pessoas com deficiência (audiodescrição e intérprete de libras).

Serviço | Espetáculos Instituto Ciranda

Orquestra CirandaMundo
Concerto: Cenas da Noite Sertaneja
Data: quarta-feira (09.10)
Horário: 20h
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

Coro Cirandinha e Coro Primeira Ciranda
Espetáculo: especial Dia das Crianças
Data: quinta-feira (10.10)
Horário: 20h
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto é empossado como membro da Academia Mato-grossense de Letras

Publicado

em

Por

Na noite dessa segunda-feira (07), o juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto foi empossado pela Academia Mato-Grossense de Letras (AML), em cerimônia realizada na Casa Barão de Melgaço, localizada na Rua Barão de Melgaço, no Centro Histórico de Cuiabá.  
 
O magistrado, que é titular da Primeira Turma Recursal e apresentador do programa “Magistratura e Sociedade”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, integra agora a cadeira de número 7 na AML, cujo patrono é o cônego José da Silva Guimarães e último ocupante Ivens Cuiabano Scaff. 
 
Para o juiz Gonçalo Antunes, ser o novo membro da AML é a realização de um sonho antigo. “É um sentimento muito gostoso, que acalenta um sonho de muitos anos. Desde a minha juventude, eu penso em compartilhar dessa alegria de compor a Academia Mato-grossense de Letras ao lado de valorosos acadêmicos que aqui já passaram e que aqui estão. Então, é um sentimento bastante profundo e exige também muita responsabilidade e muita reflexão”, enfatizou o empossado.
 
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e figuras ilustres da sociedade cuiabana e mato-grossense, além dos membros da academia de letras que receberam com muita alegria o novo empossado. 
 
“Essa alegria é para além da academia, é um espírito de renovação e cuiabanidade. Estava na hora de recebermos alguém tão múltiplo quanto ele, que está nas redes, está na filosofia e nos órgãos de imprensa. Ele tem uma metonímia com a cidade! E nós celebramos a chegada dele, trazendo o nosso melhor para acolhê-lo. É uma honra, é uma alegria e a Academia está enriquecida com a chegada dele”, ressaltou a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Luciene Carvalho. 
 
Um dos 40 membros da Academia Mato-grossense de Letras é o juiz Wanderlei José dos Reis, titular da 2ª Vara de Família e Sucessões e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rondonópolis. Segundo ele, a AML e a sociedade mato-grossense ganha com a chegada do seu colega de profissão, o Dr. Gonçalo Antunes. 
 
“Eu costumo dizer que os membros da AML são cultores do belo. Eles têm um compromisso com a sociedade, um compromisso com a cultura e com o conhecimento. Eles são os difusores vivos do conhecimento à sociedade. Isso gera uma perpetuação do conhecimento. E a academia nesta noite está em festa, porque ingressa em seus quadros, o juiz, o colega, Gonçalo Antunes de Barros Neto. É um escritor, filósofo, pensador, articulista, e também um cultor do belo. A AML está em festa! Ganha a academia e ganha a sociedade mato-grossense com o ingresso do Dr. Gonçalo”, pontuou o juiz Wanderlei. 
 
Gonçalo Antunes de Barros Neto é filósofo e professor de filosofia da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). Ex-professor concursado e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da Academia Mato-Grossense de Magistrados e da Academia Mato-Grossense de Direito Constitucional, além de membro da Academia de Artes, Ciência e Letras do Brasil (ACILBRAS).  
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto horizontal colorida do juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto levantando o quadro do seu diploma de novo membro da Academia Mato-Grossense de Letras. Do lado esquerdo da foto está a presidente da AML, Luciene Carvalho. Do lado direito, está a esposa do empossado, a defensora pública Rosana Leite, e ao fundo da foto estão os membros da academia, todos aplaudindo.
  
Luana Daubian 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT  
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora