Connect with us

MATO GROSSO

Comunidade Rio da Casca recebe serviços de assistência social idealizados pela primeira-dama de MT

Publicado

em

Equipes da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), sob a gestão voluntária da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), visitaram a comunidade Rio da Casca, em Chapada dos Guimarães, no último sábado (12.08), e promoveram o Mutirão da Cidadania com entregas dos programas SER Família Solidário e SER Família Aconchego, idealizados por Virginia Mendes.

A programação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, além da Defesa Civil, Polícia Militar e do morador João Gomes, mais conhecido como Hade. A secretária da Setasc, Grasielle Bugalho, marcou presença na ação e representou a primeira-dama do Estado.

Da comunidade, cerca de 300 pessoas aproveitaram os serviços de cidadania oferecidos no mutirão, como emissão de 2ª via de documentos e plastificação e fotos 3×4.

A SES levou vacinas para imunização dos adultos, sendo oferecidas a bivalente, hepatite B e tétano. Já para crianças e adolescentes foram oferecidas, acima de 09 anos, a vacina contra o HPV; e de 11 a 14 anos as de meningite (ACWY) e influenza.

Além dos serviços, as famílias receberam orientações dos programas SER Família e todas as suas vertentes, dentre eles o SER Família Capacita e o SER Família Mulher, recentemente lançado auxílio moradia no valor de R$ 600 para mulheres vítimas de violência doméstica amparadas com medida protetiva.

A primeira-dama Virginia Mendes agradeceu o atendimento na comunidade e ressaltou a importância dos mutirões.

“Não pude participar desta vez, mas a comunidade Rio da Casca sabe o carinho que tenho por todos eles, o lugar onde começou a história da minha vida. Os mutirões são a oportunidade para as pessoas terem acesso com agilidade aos serviços, porque muitas vezes, no dia a dia, especialmente para pessoas que moram mais afastadas das cidades, é um tanto complicado. Agradeço ao secretário Gilberto Figueiredo por enviar sua equipe da Saúde para atender com as vacinas, a Secretária Grasielle e a secretária-adjunta Marilene por acompanharem as equipes da Setasc e Unaf, e todos que contribuíram com essa missão. Deus abençoe a todos”, manifestou Virginia Mendes.

A moradora Cristiane Gonçalves aproveitou o mutirão para atualizar a caderneta de vacinação.

“Tomei duas vacinas. É maravilhoso receber esse mutirão. Nossa comunidade está melhorando a cada dia. Que Deus abençoe a vida da nossa querida primeira-dama Virginia Mendes e o nosso governador por tudo o que eles têm feito por todos nós”, disse a moradora.

“Nós agradecemos o governador Mauro Mendes, mas o maior agradecimento é para nossa primeira-dama Virginia. Infelizmente ela não pôde estar aqui com a gente no dia de hoje. É muito bonito e comovente ver tudo o que estão fazendo por nós”, afirmou João Gomes (Hade).

Para as pessoas inscritas na comunidade, foram entregues 300 cestas de alimentes e 300 kits de higiene e limpeza do programa SER Família Solidário, além de 150 filtros de barro. Também foram entregues 300 cobertores do programa SER Família Aconchego.

Para a secretária Grasielle Bugalho, a vivência da primeira-dama Virginia Mendes na região reflete em suas ações.

“A dona Virginia tem um carinho muito grande por esse lugar. Tudo que ela viveu no Rio da Casca ela transformou em amor e nessa atenção que ela tem não somente com a comunidade, mas com toda população que precisa ser assistida em Mato Grosso. Além do social, o Governo de Mato Grosso está investindo na infraestrutura da região com as obras na MT-404, com mais de 20 km de extensão e mais de R$ 30 milhões de investimento – um pedido especial da primeira-dama. As obras estruturantes são imprescindíveis, porém precisamos assistir as pessoas, e é por esse olhar fraterno da dona Virginia Mendes que estamos aqui”, disse a secretária Grasielle Bugalho.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora