O Hemobus, ônibus do Hemocentro, já está no estacionamento do Tribunal de Justiça, em frente ao prédio do Restaurante. Esta é mais uma campanha de doação de sangue promovida pelo Departamento de Saúde do TJ, que ocorre até às 16h desta terça-feira (21 de novembro).
Todos os magistrados, servidores e público externo que trabalham no Centro Político Administrativo estão convidados a participar da campanha para auxiliar no estoque de bolsas de sangue do Hemocentro.
A ação faz parte da programação da 5ª Feira da Saúde, realizada ao longo do dia para o público interno.
Uma das responsáveis pela campanha no TJMT, a enfermeira Priscilla Daleffe convida o público interno e externo a participarem desta ação e destacou a importância da campanha.
“Essa campanha é importante para ajudar na reposição dos estoques de bolsas de sangue dos hospitais da região. É uma forma de ajudar o próximo. Esperamos que todos os que estejam nas redondezas dos locais onde estará o Hemobus façam adesão à essa campanha tão importante de auxílio ao próximo.”
Priscilla Daleffe reforça que a pessoa interessada em fazer doação deve levar documento oficial com foto. Não são aceitos crachás, por isso é importante o candidatos a doador se atentar a isso e levar documento oficial com foto.”
Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Pessoas com menos de 18 anos devem ter o consentimento formal de responsáveis. Os doares precisam ter peso igual ou superior a 51Kg; estar alimentados e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço deve aguarda duas horas antes da doação.
Os doadores devem ainda, no dia da coleta, ter dormido quatro horas na noite anterior a doação. Também deve apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e Carteira Profissional emitida por entidade de classe). As datas para os outros meses (julho e novembro) serão marcadas com mais proximidade.
Se a pessoa teve sintomas gripais o doador deve aguardar 14 dias para doação; se foi diagnosticado com Covid-19 deve aguardar 10 dias após o início dos sintomas.
Vacinas – Candidato a doação de sangue que foi vacinado deve aguardar o prazo de 48 horas se tomou Coronavac ou Covaxin; sete dias se tomou Astrazeneca, Janssen ou Pfizer e 48 horas se tomou Influenza (vacina da gripe).
Outras datas – O Hemobus estará no Fórum de Cuiabá dia 27/11 e no Fórum de Várzea Grande dia 28 de novembro, nos dois dias, das 9h às 16h.
Dani Cunha
Núcleo de Comunicação Interna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
comunicacao.interna@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT